Paraíba ganha Museu de Arqueologia para preservar o patrimônio histórico

A cidade de Pilões, localizada na Paraíba (PB), agora conta com um novo espaço cultural dedicado à preservação do patrimônio arqueológico da região. O Museu de Arqueologia, entregue à população na última semana, tem como objetivo abrigar e fomentar histórias e ações de Educação Patrimonial, com foco em um dos mais importantes sítios arqueológicos do estado, também situado em Pilões.

A criação do museu foi concretizada por meio de um Termo de Ajuste de Conduta, após acordos entre a Superintendência do Iphan na Paraíba e duas empresas de energia elétrica. Em 2009, durante inspeções nas obras de instalação de subestações de energia na região, a equipe de arqueologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), sob a coordenação do professor Marcos Albuquerque, fez descobertas arqueológicas significativas.

Foram encontrados e resgatados 54 conjuntos funerários da tradição ceramista aratu, bem como outras peças e ferramentas de pedra polida de diferentes contextos históricos. As urnas funerárias recuperadas do local fazem parte do acervo do museu, que conta com uma área de exposição permanente e outra para exposições temporárias, incluindo trabalhos de artistas da região. Além disso, o museu possui auditório, laboratório e reserva técnica, além de quiosques para venda de alimentos e souvenirs.

Para o superintendente do Iphan na Paraíba, Emanuel Braga, o Museu de Arqueologia tem o potencial de se tornar um importante centro de referência cultural e artística na região do Brejo Paraibano, enriquecendo o circuito turístico Caminhos do Frio e estimulando o comércio local. “A população de Pilões estava ansiosa pela abertura do museu e alguns moradores já nos relataram que têm objetos e histórias para compartilhar no novo espaço”, acrescenta o superintendente.

Com essa iniciativa, o município de Pilões reafirma seu compromisso com a preservação de sua rica história e contribui para a valorização do patrimônio cultural e turístico da Paraíba. O Museu de Arqueologia se apresenta como um espaço de conhecimento e celebração da identidade histórica da região, convidando moradores e visitantes a explorarem as riquezas do passado e a vivenciarem o presente com um olhar enriquecido pela história.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo