Waymo decide compartilhar dados de testes de seus carros autônomos

O setor de carros autônomos é relativamente novo e embora grandes empresas venham despejando quantidades absurdas de dinheiro em pesquisa e desenvolvimento, muita gente defende que essa tecnologia evoluiria mais rapidamente caso houvesse mais troca de informações. Pensando nisso, a Waymo, uma das empresas pioneiras no setor, decidiu compartilhar seus conhecimentos com praticamente qualquer pessoa.

A empresa está disponibilizando em seu site uma página de cadastro em que um usuário credenciado poderá ter acesso a dados de câmeras, sistemas de detecção de luz e resultados de testes realizados em diferentes condições de direção e/ou local.

Obviamente, a Waymo não está entregando todo e qualquer dado às pessoas, restringindo-se a compartilhar apenas pequenos datasets que não comprometem seus segredos industriais. Mesmo assim, esses “pequenos” conjuntos de informação, por si só, já são de grande-valia para o mercado de carros autônomos. A equipe por trás dessa ideia diz esperar conseguir melhorar o setor como um todo, e não apenas com a criação dos veículos autônomos, mas também com o entendimento dos conceitos gerais da tecnologia.

Vale lembrar que a Waymo era, inicialmente, um projeto da Google e, apesar de ainda fazer parte da Alphabet, consolidou-se como uma empresa independente de desenvolvimento de tecnologia de carros autônomos em dezembro de 2016.

Com informações do Canaltech

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo