Índios liberam BR-101 na Paraíba após bloqueio contra saída da Funai do Ministério da Justiça

Eles protestavam contra a saída da Fundação Nacional do Índio (Funai) do Ministério da Justiça, determinada pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Os cerca de 150 índios que estenderam pela tarde o protesto iniciado na manhã desta quinta-feira (31) liberaram o km 24 da BR-101, em Mamanguape, no Litoral Norte paraibano. Eles protestavam contra a saída da Fundação Nacional do Índio (Funai) do Ministério da Justiça, determinada pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

A manifestação aconteceu próximo da entrada do município de Jacaraú. Os dois sentidos da BR-101, no km 24, foram bloqueados e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba tentava negociar a liberação da rodovia.

De acordo com o cacique Sandro, a pasta do Ministério da Justiça é a única que teria preparo para cuidar dos conflitos fundiários. Eles ainda alegam que o ministério poderia resolver outros tipos de conflitos, além dos territoriais.

Além disso, os índios também são contra a transferência da saúde indígena do Governo Federal para as prefeituras municipais.

Às 16h23, o núcleo de comunicação da PRF na Paraíba informou que os dois sentidos da BR-101 foram liberados pelos indígenas.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo