VACINAS EM DIA: João Pessoa terá imunização contra covid-19, hepatite B e tríplice viral nesta terça

Com objetivo de ampliar a cobertura vacinal e garantir o cuidado da população pessoense, a Prefeitura de João Pessoa disponibiliza, nesta terça-feira (15), as vacinas que previnem contra a Covid-19, Hepatite B e a tríplice viral, que previne contra sarampo, rubéola e caxumba. A ação da Secretaria Municipal de Saúde acontecerá das 17h às 21h, na Lagoa do Parque Solon de Lucena, no Centro.

A diretora de Vigilância em Saúde de João Pessoa, Alline Grisi, explica que a ação tem como objetivo principal de ampliar a adesão para terceira dose da vacinação que previne contra Covid-19 e atualizar a caderneta de vacinação para outros imunizantes. Não há necessidade de agendamento.

“Vamos disponibilizar as doses para crianças, adolescentes e adultos, sendo que apenas adolescentes e adultos podem administrar as vacinas simultaneamente que previnem contra Covid-19 com outras vacinas. No caso das crianças, o intervalo entre a vacina que previne contra Covid-19 e os demais imunizantes do calendário de rotina deve respeitar o prazo de 15 dias”, explicou a diretora.

Vacinas – As vacinas são, comprovadamente, o meio mais seguro e eficaz de proteção contra inúmeras doenças infecciosas e funcionam ao simular, de forma segura, uma infecção, sem causar a doença nem efeitos colaterais graves. A partir do momento que as doses são aplicadas, a vacina desencadeia uma série de reações imunológicas, que levam a um estado de proteção (imunidade protetora) contra a doença para a qual ela foi desenvolvida.

Para a maioria das vacinas atualmente disponíveis, a imunidade protetora é atribuída à produção de anticorpos que reconhecem o patógeno, agente causador de doença e, o impedem de se multiplicar e causar a doença no indivíduo já imunizado. Dessa forma, quando nosso organismo é atacado por um vírus ou bactéria, nosso sistema imunológico, que atua na defesa, dispara uma reação em cadeia com o objetivo de frear a ação desses agentes estranhos.

A rede municipal de saúde disponibiliza gratuitamente 18 tipos de vacinas que fazem parte do calendário de rotina e Programa Nacional de Imunização (PNI): BCG, Hepatite B, Hepatite A, Pentavalente, DTP, VIP, VOP, Meningocócica C, Pneumocócica 10, Rotavírus, Tríplice viral e Varicela para as crianças. Já para os adolescentes, dT, Hepatite B, Tríplice Viral, HPV e Meningocócica C; e para os adultos, dT, Hepatite B e Tríplice viral.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo