1° Festival de Cinema de Coxixola exibe em praça pública obras premiadas
Ao todo, serão 16 curtas exibidos durantes os dias do evento, divididos em quatro mostras: Infantil, Regional, Nacional e Mostra Retrospectiva. A curadoria foi feita a partir de submissões e também de obras de diretores convidados.
Entre as produções exibidas estão “O Pato”, curta de Antonio Galdino que levou o paraibano Fernando Domingos Júnior a ser premiado por melhor roteiro de curta-metragem no Festival de Cinema de Gramado, em 2022. “O Pato” também recebeu o prêmio de Melhor Filme de Curta Metragem Los Angeles Brazilian Film Festival.
Oficinas de audiovisual
Além das exibições, o festival também está promovendo a realização de oficinas gratuitas sobre audiovisual. Nesta sexta (25) acontece a oficina “Visão Cinematográfica”, formada por uma aula teórica e prática de análise de cenas de filmes, para mostrar alguns dos processos criativos envolvidos nas realizações cinematográficas.
O facilitador do curso será Ian Abé, sócio da produtora Vermelho Profundo, escritor e diretor dos curtas ‘Mais Denso que Sangue’, ‘Cova Aberta’, ‘Não Tão Longe’ e ‘Sangue por Sangue’. Abé é também um dos diretores do longa ‘O Nó do Diabo’ e trabalhou em produções como ‘Bacurau’, ‘Desvio’ e ‘A Noite Amarela’.
A oficina acontece das 14h às 18h, na Escola Estadual Manoel Honorato Sobrinho. Os interessados podem se inscrever de duas formas: ir até a direção da escola e deixar seu nome na lista de participantes; ou ainda entrar em contato com Caio Bernardo (produtor do evento), através do WhatsApp (83) 9824-5823.
O 1° Festival de Cinema de Coxixola é realizado pela produtora NARRATIVA, sob apoio do edital “Festivais de Audiovisual da Paraíba”, promovido pelo Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria de Cultura do Estado, com a concessão de incentivo pela CAGEPA.
O festival conta também com o apoio da Prefeitura de Coxixola, da produtora LÚMINA CULTURAL e do projeto de preservação audiovisual ARCA BETA.