16 MORTES POR HORA: Brasil registra mais de 7 mil mortes por coronavírus
O país registrou hoje mais 263 mortes em decorrência da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, e 4.075 casos confirmados. Com a atualização, os estados contabilizaram, em uma semana, 2.745 óbitos pelo vírus, ou que equivale a mais de 16 vítimas por hora.
A escalada das mortes, que sugere o pior momento da pandemia no país até o momento, vem em meio aos sinais de sobrecarga do sistema público de saúde. E a realidade deve ser ainda pior do que mostram os números, uma vez que há subnotificação em infectados e mortos pela covid-19 e demora para que os exames dos mortos sejam analisados e confirmem a infecção pelo coronavírus.
No total, segundo o Ministério da Saúde, são 7.288 vítimas do coronavírus no Brasil. Ainda de acordo com os dados divulgados hoje, o país chegou a 105.222 casos oficiais
Não há uma contagem oficial sobre as taxas de ocupação das estruturas de saúde por pacientes com a covi-19. Estados como Amazonas, Rio de Janeiro e Pernambuco, todavia, já têm mais de 90% das UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) ocupadas. No último, há filas para quem precisa de tratamento intensivo. Na Grande São Paulo, segundo dados divulgados ontem, 88,8% dos leitos de UTI estão ocupados.
No estado de São Paulo, que concentra desde o começo da pandemia o maior número de casos e mortes, a situação está relativamente melhor que em outras unidades da federação. 67,9% dos leitos de UTI estão ocupados, mas a situação preocupa por conta do isolamento social, que fica diariamente entre 50% e 60% — autoridades consideram que o ideal seria 70%.