20 de janeiro: o dia que a Paraíba voltou ao roteiro dos estados que influenciam os rumos políticos do Brasil
Com a 1ª reunião do Consórcio do Nordeste de 2023, sob o comando do governador João Azevêdo (PSB), novo presidente da entidade, a Paraíba entrou no roteiro dos estados que influenciam os rumos político-administrativos do Brasil, algo que não acontecia há décadas, desde os tempos de Epitácio Pessoa e João Pessoa.
Foi bonito de ver a nossa terra querida nos holofotes da grande mídia nacional e João Pessoa, a nossa Capital, dar o nome a um documento histórico. A carta elaborada pelos governadores que define os eixos prioritários a serem colocados na mesa na reunião com o presidente Lula (PT), que deve ocorrer na próxima sexta-feira (27).
Novo modelo de gestão fiscal, da reforma tributária, criando novos instrumentos de políticas públicas para o desenvolvimento regional, além da criação de um Fundo de Desenvolvimento Regional que substitua os instrumentos vigentes da guerra fiscal. Esses são alguns dos pontos que serão levados por João, que está capitaneado esse processo, para a reunião com o presidente.
Além disso, para quem duvidava da importância do Consórcio ou o acusava de ser um órgão meramente ideológico, a presença da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e do governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, ambos de direita e que foram eleitos como oposição a Lula, estiveram presentes no evento e participaram ativamente na defesa dos interesses do seu estado.
20 de janeiro. Que hoje tenha sido o dia para recolocar, de uma vez por todas, a Paraíba no seu lugar de merecido destaque e protagonismo que foi perdido ao longo do tempo.