70 ANOS DE CONCURSO: Conheça a primeira candidata a Miss Brasil que é mãe

A modelo Renata Guerra, 27, foi eleita Miss Universo Goiás 2023 na noite do último domingo (7) pela cidade de Alto Paraíso de Goiás e se tornou a primeira mãe a chegar na disputa do Miss Brasil em quase 70 anos. Semifinalista do Menina Fantástica da Globo em 2012, ela tinha desistido de ser miss quando descobriu gravidez aos 23 anos.

Regra do Miss Universo foi alterada e permitiu sua chegada no Miss Brasil. “[Domingo] foi uma noite inesquecível e histórica, com certeza vai ficar na memória de Goiás, do Brasil e na minha principalmente. Eu fiquei tão em êxtase que não consegui expressar a minha melhor emoção e até agora a ficha não caiu. Eu tô muito feliz, muito empenhada em representar muito bem o Goiás no Miss Brasil”, conta Renata.

O segundo lugar ficou com a Miss Goiânia, Jessica Alves, e o terceiro com a representante de Aparecida de Goiânia, Anna Boaro. A Miss Pontalina, Kailainny Fernanda, foi escolhida pelas colegas como Miss Simpatia.

Goiás é o primeiro estado a eleger uma mãe para o Miss Universo Brasil. Outros estados ainda podem eleger suas candidatas após as regras editadas nos últimos anos que permitiram participação desde mulheres transgêneros até mães, o que provocou críticas daqueles que acreditam que uma miss deve ser, por exemplo, apenas solteira.

“As pessoas ainda enfrentam resistências porque acredito eu que elas não se colocam no lugar do outro para limitar seus sonhos. Muitos ainda se prendem ao padrão de uma palavra, mas precisamos evoluir e mostrar pro mundo que idade não nos limita a sonhar, classe social não não limita a sonhar, orientação sexual”, diz o coordenador do Miss Goiás, Raffael Rodrigues.

O Miss Universo Brasil ainda não tem data para acontecer, mas quatro das 27 candidatas já foram escolhidas. Além de Renata Guerra por Goiás, Isalu Souza (Miss Minas Gerais), Mariana Becker (Miss Paraná) e Mariana Brechane (Miss Rio Grande do Sul) já venceram seus concursos. Os demais estados realizam as disputas nas próximas semanas.

“Ainda é bastante cedo para falar sobre favoritismo, mas eu ouso a dizer que Renata jamais vai passar desapercebida, ela tem um brilho no olhar diferente, um coração gigante e toda uma história que precisa ser contada ao mundo. A Renata linda que as pessoas estão conhecendo é muito mais linda ainda por dentro e nós vamos dar o nosso melhor para que ela seja a Miss Universo Brasil 2023”, garante Raffael Rodrigues, coordenador da miss.

 

Quem é Renata Guerra?

Nascida em Anápolis (GO), Renata Guerra Otoni tem 27 anos e é modelo e cantora.

É adepta do pescetarianismo, ou seja, tem uma alimentação semelhante ao vegetarianismo, mas consome peixes, frutos do mar, ovos e laticínios.

Começou sua carreira no mundo da moda aos 15 anos e já tinha se aventurado em concursos na adolescência quando ganhou o Miss Anápolis e Miss Goiás Juvenil

Chegou na semifinal do Menina Fantástica 2012, quadro do Fantástico (Globo) que buscava um novo rosto brasileiro para a moda.

Apenas 10 dias depois de completar 18 anos ela seguiu para Londres, onde iniciou a carreira de modelo internacional. Fez parte das agências Mega Model Brasil, Mega Partners, MGM, PRM Agency (Londres) e The Lab Models (Milão).

Sonhou em fazer odontologia e seguir carreira militar, mas desistiu: “De alguma maneira durante minha vida desde criança eu fui para o lado artístico.”

Disputou campeonatos de xadrez, mas desistiu dos tabuleiros quando começou a trabalhar nas passarelas.

Ao todo, foram seis anos em temporadas na Europa onde aprendeu inglês e realizou trabalhos para grandes marcas como Fila, Puma e, mais recentemente, as brasileiras O Boticário e Natura.

Gravidez inesperada

No vídeo de apresentação no Miss Goiás, Renata explica que o sonho de ser miss foi interrompido quando ela descobriu uma gravidez inesperada aos 23 anos. “Pela idade eu poderia ainda participar [do miss], mas mães não [podiam]”, recorda.

“O sonho da Renata adolescente infelizmente ficou ali guardado, nem pensava que um dia haveria a possibilidade de as mães participarem de concursos. Assim que eu vi [a mudança], o coração esquentou, a chama reacendeu, mas demorei um tempinho para ver se eu iria participar”, confessa a mamãe da pequena Samira, de 3 aninhos. Renata é casada há quatro anos com Rafael Abreu, que é médico, músico e compositor.

A Samira tem três anos e realmente ela é um exemplo de que não existe idade para inspirar. [No domingo] a cada vez que eu passava na passarela ela me aplaudia e isso ia me dando uma coragem e força [muito grande].Renata Guerra

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo