Advogado alerta para golpe em que grupos criminosos pedem dinheiro para agilizar recebimento de precatórios
A tecnologia é uma importante aliada na resolução de problemas diários. Mas também pode conter armadilhas que permitem a aplicação de golpes cada vez mais elaborados.
Criminosos estão usando processos de advogados, principalmente Previdenciaristas, para pedir dinheiro de clientes por Whatsapp, informando que tem RPV/Precatório ou alvará para sair e que deve transferir uma quantia para uma conta para agilizar. Esse golpe tem lesado muitos aposentados e pensionistas. O advogado Allyson Fortuna alerta: “Escritórios e advogados não ligam pedindo dinheiro”. Os golpistas utilizam como justicativa para o depósito a necessidade de pagamento antecipado de honorários ou de custas processuais.
O golpe tem acontecido em todo Brasil e a cada dia mais vítimas relatam abordagens.
De onde vem as informações
Allyson alerta que o vazamento de dados permite que os golpistas tenham acesso a dados dos clientes e por isso, o convencimento de que realmente se trata de uma ação legítima é maior: “Eles tem acesso a CPF, aos valores que o cliente tem para receber e o nome dos advogados, mas é parte do golpe”.
O que fazer
O advogado Allyson relata que atualmente conseguir recuperar os valores após o golpe é muito difícil: “Recomendo que faça o Boletim de Ocorrência, que procure a delegacia e procure seus advogados para tentar reaver o dinheiro, mas é um processo muito difícil”. Allysson explica que os criminosos usam contas de terceiros, que confundem os seus rastros.