AGUARDANDO NOVO LOTE: Vacinação em João Pessoa é suspensa devido a falta de doses
Doses acabaram durante vacinação do público formado por idosos de 71 anos ou mais.
A vacinação contra Covid-19 em João Pessoa foi suspensa na manhã desta terça-feira (16) após as doses acabarem nos pontos de vacinação. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, “as vacinas disponibilizadas já foram utilizadas e um novo calendário com a retomada dos postos será anunciado ainda esta semana”.
Segundo a secretaria, o calendário de vacinação deve prosseguir conforme o número de doses fornecidas pelo plano nacional de imunização, com previsão de entrega à Paraíba a quarta-feira (17).
Inicialmente a Secretaria de Comunicação havia informado que todo o estoque de doses da cidade havia acabado, mas no início da tarde desta terça-feira, a Coordenação de Imunização reforçou que a aplicação da segunda dose, no Espaço Cultural, continua acontecendo normalmente.
“A campanha de imunização seguirá seu curso normal, com a mesma organização e distanciamento social, em espaços adequados para receber os usuários. Ao mesmo tempo, informa que tem empenhado todos os esforços para agilizar e ampliar a oferta de vacinas, nessa missão de imunizar o maior número de pessoas no menor tempo”, informou em nota.
Um lote com 91.800 doses da vacina CoronaVac deve desembarcar no estado na quarta-feira (17) e, a partir disso, a Prefeitura de João Pessoa deve definir um novo calendário com base nessas novas doses. A previsão é que a vacinação seja retomada apenas a partir da quinta-feira (18).
A administração do Manaíra Shopping também informou que as vacinas contra a Covid-19, destinadas ao seu ponto de vacinação, acabaram na manhã desta terça-feira (16). “O shopping está aguardando uma nova remessa de vacinas, assim como uma nova programação da Prefeitura de João Pessoa, para continuar a vacinação no drive-thru”.
Na manhã desta terça-feira (16), muitos idosos acompanhados de familiares se dirigiram até os pontos fixos de vacinação e acabaram não recebendo a dose do imunizante, que acabou antes que todos fossem vacinados.
A secretaria municipal ainda informou que até as 11h desta terça-feira (16), no Mangabeira Shopping ainda havia possibilidade de vacinação, mas apenas para as pessoas que já se encontravam na fila. Por volta das 12h20, a última pessoa foi vacinada no local e a imunização foi completamente suspensa na cidade.
Suspensão pelo país
A vacinação em outras capitais também foi interrompida ou suspensa no mês de março por causa da falta de doses – Rio de Janeiro (RJ), Rio Branco (AC) e Aracaju (SE). Em fevereiro, Salvador (BA), Campo Grande (MS), Rio, Curitiba (PR) e Fortaleza (CE) interromperam a aplicação da primeira dose pela mesma razão.