Ato pró-Bolsonaro reuniu aproximadamente 600 mil pessoas em São Paulo

A SSP-SP (Secretaria da Segurança Pública) de São Paulo informou, neste domingo (25), que o ato pró-Bolsonaro reuniu aproximadamente 600 mil pessoas na avenida Paulista, local da manifestação.

O que aconteceu

Ato em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) contou com a presença de, aproximadamente, 600 mil pessoas na avenida Paulista. Ainda segundo a nota da secretaria divulgada no início da noite, foram 750 mil pessoas no total, quando levado em conta o público presente nas ruas adjacentes.

Mais cedo, quando questionadas pelo UOL se já havia dados do número de pessoas presentes no ato, tanto a PM (Polícia Militar) quanto a SSP afirmaram que não faziam mais estimativas em nenhuma manifestação.

A ocupação principal de apoiadores se concentrou no Masp, mas se estendeu pela região. Alguns aliados do ex-presidente chegaram a dizer que o evento havia reunido mais de um milhão de pessoas.

Ato teve segurança reforçada. Cerca de 2.000 policiais acompanharam o ato na Paulista. Segundo a SSP-SP, Força Tática, Batalhão de Choque e Cavalaria são algumas das unidades da PM envolvidas. Drones e câmeras também foram usados.

A Polícia Civil também atuou com equipes do GER (Grupo Especial de Reação) do GARRA (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos). A operação contou ainda com o helicóptero Pelicano e com policiais do CERCO (Central Especializada de Repressão a Crimes e Ocorrências Diversas) em campo para monitoramento. Uma unidade móvel da Delegacia de Atendimento ao Turista também esteve nas proximidades da Consolação.

Não houve registro de incidentes graves, segundo a SSP. Entretanto, mais cedo, o 3º Batalhão de Polícia de Choque Humaitá divulgou imagens de uma mulher que caiu de uma árvore e teve o pulmão perfurado. Houve outros registros de pessoas que passaram mal por causa do calor.

Levantamento da USP aponta pico de 185 mil pessoas

Estimativa de público para o pico do ato, às 15h, é de 185 mil pessoas. O dado faz parte de um levantamento divulgado pela USP (Universidade de São Paulo).

Às 17h, após os discursos, a contagem indicou 45 mil participantes. O Monitor do Debate Político no Meio Digital acompanhou a manifestação, produziu fotos aéreas às 15h e às 17h e contou o público com auxílio de software.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo