AUMENTO DOS CASOS: Ministério Público quer região do Alto Sertão em lockdown e sob ‘lei seca’ a partir das 16h
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) recomenda a realização de lockdown em todos os serviços não essenciais, de toda a região de Sousa e três cidades do Alto Sertão paraibano, na região de Cajazeiras. A recomendação acrescenta ainda que seja proibida a venda de bebida alcoólica a partir das 16h, e nos fins de semana deve ser totalmente coibida, inclusive, em adaptáveis que funcionam como serviço essencial.
Os municípios citados pelo MPPB são: Joca Claudino, Poço Dantas e Uiraúna, na região de Cajazeiras; Aparecida, Lastro, Marizópolis, Nazarezinho, Sousa, Santa Cruz, São Francisco, São José da Lagoa Tapada e Vieirópolis, ou seja, toda a região de Sousa.
A medida segundo o MPPB, é devido ao aumento de casos da Covid-19 no Sertão do estado. A recomendação foi feita pela promotora Ana Maria de França Cavalcante, da Promotoria de Sousa.
O Lockdown junto às medidas recomendadas, deve perdurar pelo período de sete dias, podendo ser prorrogado por igual período caso não haja uma regressão da situação de contágio da doença.
A Promotoria acrescentou que uma nova cepa do novo coronavírus estaria em possível circulação no município de Sousa, se tratando da variante “P1”, detectada no estado do Amazonas, cuja capacidade de transmissibilidade é três vezes maior que a cepa original, o que pode causar uma proporção maior de óbitos.
ÚLTIMO BOLETIM
De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) nesta quinta-feira (27), o Sertão registrou 6 mortes do novo coronavírus e 94% dos leitos de UTI estão ocupados.