Autofagia do PL paraibano pavimenta caminho para polarização na capital entre Cícero x Ruy nas eleições 2024
Enquanto o PL da Paraíba se autodestrói com troca de acusações públicas por parte de seus membros, dando sinais de que vai marchar rachado para as eleições de João Pessoa a ocorrer no ano que vem, quem deve estar com um sorriso gigantesco na boca é o deputado federal Ruy Carneiro, do Podemos, que é pré-candidato a prefeito da Capital.
Não há dúvidas que se o PL estivesse unido, seria provavelmente a principal força política a fazer frente ao atual prefeito Cícero Lucena (PP), que conta com uma base de apoio muito sólida e numerosa.
Nilvan Ferreira, que garante que vai ser candidato a prefeito seja no PL ou em outra legenda, embora nunca tenha vencido nenhuma eleição, teve bons números na disputa para prefeito de João Pessoa em 2020 e pelo Governo do Estado em 2022. Ele conta com o apoio do chamado Triunvirato, que conta com, além dele, o deputado federal Cabo Gilberto e o deputado estadual Walber Virgolino.
Marcelo Queiroga, por sua vez, é nome escolhido pela direção do PL da Paraíba, sob comando do deputado federal Wellington Roberto, e com aval de Jair Bolsonaro, Michelle Bolsonaro e Valdemar da Costa Neto para disputar o cargo.
Porém, os grupos estão rachados. E quem se beneficia com isso é justamente Ruy Carneiro, que já tem um partido assegurado para disputar o cargo, um grupo político consolidado (o da família Cunha Lima) e se identifica, também, com parte do eleitorado de direita e pode ser o principal nome para rivalizar com Cícero.