Em Madri, deputado Chió representa PB e debate semiárido em conferência sobre o clima

O deputado estadual Chió (REDE) representa a Paraíba na 25ª Conferência das Partes das Nações Unidas (COP-25), o maior evento sobre agenda climática do mundo, realizada em Madri, na Espanha, de 03 a 13 de dezembro. A conferência reúne líderes políticos mundiais, acadêmicos e representantes da sociedade civil para debater o futuro do regime global de mudança climática e o processo de implementação do Acordo de Paris, assinado em 2015.

Chió destacou a necessidade de incluir o semiárido paraibano e a política estadual de preservação ao meio ambiente, no debate da agenda climática mundial. “As altas temperaturas paraibanas, a falta de água e a situação do nosso semiárido precisa ser pensado e debatido globalmente. Uma vez acompanhando a agenda mundial de proteção ambiental, a Paraíba pode sair na frente e pautar o Brasil quanto ao controle de agroquímicos, a política de recicláveis, os cuidados com o oceano, o combate ao desmatamento, entre tantos outros temas”, antecipou Chió.

O parlamentar paraibano é vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa. Chió recebeu convite da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade – RAPS para integrar o painel “Crise climática: Olhares da política brasileira”, realizado nesta segunda-feira (09), juntamente com o senador Randolfe Rodrigues (REDE/AP), o Deputado Federal e Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados Rodrigo Agostinho (PSB/SP), o Deputado Estadual Kelps (SD/RN) e a prefeita de São Bento do Una, Débora Almeida (PSB/PE).

“Na Assembleia Legislativa paraibana, temos travado uma luta constante contra a política de agrotóxicos implementada pelo Governo Federal. Como parlamentar, busco pautar projetos de lei que proíbem o uso de agrotóxicos ligados à morte de abelhas; a pulverização aérea de químicos, em geral, em todo o território paraibano; a substituição de sacolas plásticas por reutilizáveis em estabelecimentos comerciais e muito mais. Sou um defensor da agroecologia e o meio ambiente é minha bandeira”, acrescentou Chió.

De acordo com a diretora executiva da RAPS, Mônica Sodré, a rede tem como seu principal compromisso o fortalecimento da democracia, por meio da formação e apoio à líderes políticos comprometidos com a promoção de um país mais justo, com maior qualidade de vida para todos e que respeite os recursos naturais disponíveis. “Em meio à crise climática em que estamos vivendo, é urgente que as lideranças políticas nacionais assumam compromissos sérios no combate à mudança do clima e empreendam ações concretas no sentido de evitar novos retrocessos ambientais”, ressaltou.

O deputado Chió reforçou a necessidade de adesão da classe política em comprometimento aos temas ambientais. “As mudanças climáticas chegaram à minha região há dez anos. Eu agradeço a RAPS por estar aqui e dar voz a quem sente os impactos dessa crise. A maioria dos 20 milhões de nordestinos do semiárido não sabe nem a razão de estar tão quente. Como filho do semiárido sairei da COP-25 com uma tarefa, que é levar esse debate para o meio político e para a sociedade”, finalizou.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo