Bianca Rufino lança o livro “Entre”, uma imersão poética e sensorial no próximo dia 27
A multiartista paraibana Bianca Rufino, também conhecida como Sabiá, apresenta seu novo livro “Entre”, uma coletânea que explora os encontros consigo e com o mundo por meio de poesia, música, fotografia e gravuras. O show-sarau de lançamento será na Sala Vladimir Carvalho, na Usina Cultural Energisa, no dia 27 de setembro, às 20h, e vai contar com participações especiais que a artista irá divulgar em breve.
Disponível para venda a partir do dia do lançamento, o livro é uma jornada sensorial que convida o leitor a atravessar 14 paisagens temáticas, abordando questões como afeto, desejo, impermanência, e as cartografias internas e externas que nos moldam.
Com prefácio da renomada artista Déa Trancoso, “Entre” é descrito como uma viagem que revela a essência humana em toda a sua complexidade. O design gráfico da obra é assinado por Daniel Justi, enquanto a revisão fica a cargo de Felippe Lima. Bianca Rufino assina o texto, as ilustrações e a fotografia, integrando diversas formas de expressão artística que se complementam.
“‘Entre’ é livro de coração-mente sã-corpo que dança, estendi as expressões para além da palavra, e trouxe olhos grandes que choram, mãos que falam, pés que cantam… através de poesias, desenhos, imagens, gravuras, iluminuras. Sou todo esse apanhado, que não é uma colcha de retalhos, mas uma própria vastidão”, afirmou Bianca.
A produção do livro é assinada pelo Selo Jirau, uma iniciativa da própria Bianca Rufino, que segue desbravando as fronteiras entre as diversas linguagens artísticas.
Sobre Bianca Rufino – Nascida em Campina Grande e criada em João Pessoa, Bianca Rufino é uma artista versátil que transita entre a poesia, música, artes visuais e performances. É autora dos livros “Zíngara” (2021) e “De quando o rio lavou as histórias” (2021), vencedor do Prêmio Políbio Alves. Seus videopoemas e performances, como “Corpo Um” e “O dia em que tirei minha alma pra dançar”, foram selecionados por editais nacionais. Atualmente, Bianca circula com a performance “Corpo Um” e o show autoral “Voltando para casa”.