Bolsonaro compartilha vídeo com fala de ditador fascista para protestar contra isolamento social
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) compartilhou na noite de ontem um vídeo que contém uma frase atribuída ao líder fascista Benito Mussolini. As imagens foram postadas na página oficial do chefe do Executivo no Facebook.
O vídeo mostra um idoso italiano caminhando pela rua e fazendo um discurso supostamente a favor da liberdade. Em determinado momento, o homem cita uma frase atribuída a Mussolini. “Melhor um dia como leão do que cem anos como ovelha”, afirma.
Ao compartilhar o vídeo, o presidente afirmou que o discurso do idoso resume a situação atual do povo brasileiro. “Em 1 minuto o velho italiano resumiu o que passamos nos dias de hoje”, postou Bolsonaro.
Trump postou em 2016
Esta não foi a primeira vez que um político usou uma frase atribuída a Mussolini em uma rede social. Em 2016, o agora presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, postou a mesma fala em sua conta no Twitter
Frase surgiu antes do fascismo
A sentença é uma das mais conhecidas do ditador fascista. De acordo com o site Aventuras na História, a frase teria origem na comemoração da Batalha do Rio Piave, na Primeira Guerra Mundial, onde ela tinha sido escrita por um soldado na parede.
A frase, no entanto, não teve origem no fascismo. Por volta de 1800, o sultão indiano Tipu de Mysore teria dito que ele “prefere viver dois dias como um tigre, do que duzentos anos como uma ovelha”.
Quem foi Mussolini?
Benito Mussolini liderou o Partido Nacional Fascista e é apontado como principal responsável pela ascensão do fascismo na Europa. Ele governou a Itália de forma ditatorial entre 1922 e 1943. Dois anos depois, em 1945, ele foi morto e teve o corpo exposto à execração pública em Milão.