PECHINCHA: Carro elétrico cortado ao meio é vendido pela metade do preço de um veículo popular

O carro mais acessível do Reino Unido. O Ark Zero é o carro elétrico “cortado ao meio”, que chega ao mercado para rivalizar com o Citroën Ami. Desenvolvido pela startup londrina Ark, o minicarro permite levar apenas um acompanhante, mas é baratinho.

O Ark Zero se enquadra como quadriciclo elétrico para condutores a partir dos 16 anos, por isso o preço mais acessível já que as regulamentações são menos rigorosas necessárias para este tipo de veículo. O preço de lançamento é de 6 mil libras, que na conversão direta (sem impostos) sai por R$ 36.730.

O chassi é projetado em uma peça única em alumínio. Segundo a marca, a escolha do material foi feita pela maior absorção e a possibilidade de dissipar melhor a energia em relação às carrocerias de aço.

Por fora, ele possui um design simplificado, com poucas linhas. Parece que foi desenvolvido apenas para se parecer um carro, sem grandes detalhes. Já o interior, segue o estilo de um avião de combate, com um banco na frente e outro atrás.

Ark Zero minicarro
Como evidenciado, ele não é dos maiores com 2,5 m de comprimento, 1,2 m de largura, 1,62 m de altura e 1,72m de distância entre-eixos.O GM Onix, carro mais vendido no Brasil em maio, é “ligeiramente” maior, com 4,163 m de comprimento x 1.73 m de largura e 2,55 m de distância entre eixos. Só perde na altura – 1, 47 m.

A motorização do minicarro também é modesta. O motor elétrico gera apenas 3 cv de potência e o limite de velocidade é de 45 km/h. A autonomia não é das maiores, de 81 km sem precisar ser recarregado.

Entre os itens de série estão vidros elétricos, assistente de subidas, teto solar, aquecedor elétrico e inicialização sem chave. É um conjunto de recursos interessantes apesar das limitações.

Zero tem espaço no Reino Unido?
Em geral, o Zero é um mini carro que não chama a atenção pelo design arrojado, velocidade média ou autonomia da bateria, mas sim pela proposta de maior acessibilidade, facilidade na condução e estacionamento.

O modelo mais vendido em 2022 no Reino Unido foi o Vauxhall Corsa, com medidas semelhantes às do Fiat Palio. Por lá, há uma sensível procura por carros menores e eletrificados, principalmente nos centros urbanos. Atualmente, os veículos Tesla estão no topo dos mais emplacados.

A título de comparação, o Zero é vendido a £6 mil. Bem menos do que o Tesla Model Y de £44,990 e do Vauxhall Corsa elétrico de £29,190. É claro que ele não tem os mesmos recursos, mas para pequenos trajetos ele pode até atender bem. Já o concorrente, o Citroën Ami custa £8,000.

Por aqui, o Ark Zero até poderia conquistar algum público, principalmente se mantivesse o preço acessível.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo