Brasileiro é primeiro diagnosticado com a varíola dos macacos na Alemanha
O ministro da Saúde da Alemanha, Karl Lauterbach, disse que era apenas uma “questão de tempo” até que a varíola dos macacos chegasse ao país. Lauterbach se mostrou confiante de que um surto pode ser contido com um vírus que parece não ser transmitido facilmente. Para isso, no entanto, é preciso que as autoridades tomem atitudes de forma imediata.
“Agora analisaremos o vírus mais de perto e examinaremos se envolve uma variante mais contagiosa”, disse Lauterbach, segundo a Reuters.
Vários casos foram confirmados no Reino Unido, Espanha e Portugal. Hoje, a França também anunciou a primeira detecção. Com isso, se trata do maior e mais extenso surto de varíola dos macacos já registrado na Europa. Até o momento, não se sabe se existe conexão entre os positivos individuais identificados atualmente.
A varíola dos macacos é uma doença viral originária do reino animal, que apenas ocasionalmente provoca infecções em pessoas. O período de incubação da enfermidade costuma ser de seis a 13 dias, mas pode oscilar também de cinco a 21.