Cabedelo reúne alunos das redes pública e privada em competições do IV Torneio Municipal de Robótica
A Prefeitura de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) realizou, no sábado (23), o IV Torneio Municipal de Robótica (TMR), evento científico-tecnológico voltado à exposição e competição entre equipes.
Nesta 4ª edição do evento, cerca de 100 alunos de 9 escolas da rede pública e privada competiram, demonstrando suas habilidades em robótica e programação de robôs.
O torneio, organizado pelo Setor de Tecnologia Educacional (TMR), foi realizado no Cabedelo Clube, no período da manhã, e compreendeu competições em duas modalidades – Entrega de Suprimento e Operação Limpeza -, nas quais as 15 equipes participantes tiveram a missão de programar um robô para executar os desafios de forma autônoma. Além disso, o evento foi complementado com exposição de tecnologia de instituições de ensino superior e técnico.
De acordo com a coordenação, o IV TMR tem como objetivos motivar alunos e professores no uso da Robótica Educacional, estimulando a criatividade, o espírito de colaboração, a essência esportiva e o domínio das ferramentas tecnológicas como características fundamentais para o bom desempenho das equipes em competição. Além de promover o desenvolvimento pessoal, tecnológico e curricular que deve ser compartilhado entre todos os participantes da competição, inclusive na vida cotidiana.
“Esse torneio, na sua 4ª edição, já tem um avanço muito grande. Ele é um torneio municipal de robótica e, mesmo assim, a gente abre a inscrição para todo o Estado e as Prefeituras que estejam interessadas. Para se ter noção da qualidade do torneio, estamos recebendo estudantes da rede municipal do Conde e estudantes de escolas particulares, então, o torneio já tomou uma proporção regional. E o grande estímulo é poder fazer esses alunos se aprofundarem nas novas tecnologias e podemos linkar isso ao currículo escolar deles. Facilitar o acesso à tecnologia às novas gerações é uma obrigação nossa e temos de fazer isso com muita responsabilidade”, destacou o secretário de Educação de Cabedelo, Jordan Dornelas.
O torneio apresentou aos competidores um cenário hipotético, em que uma das regiões de Cabedelo foi atingida por um acidente natural devastador, prejudicando a infraestrutura básica de transporte, comunicação e de energia.
Participaram as escolas municipais Maria Pessoa Cavalcanti, Major Adolfo Maia, Rosa Figueiredo, Marizelda Lira, Plácido de Almeida, Pedro Américo da Silva, Paulino Siqueira; Invictus Colégio e Curso, da rede privada e Escola Geni Rufino, escola da rede municipal do Conde.
A participação no Torneio foi precedida de inscrições, nas quais cada escola, sendo do público externo como no público interno, só poderia inscrever 02 equipes, contendo, no mínimo, 02 e, no máximo, 04 participantes.
“O nosso principal objetivo é potencializar o uso da eletrônica em sala de aula e com esse projeto a gente consegue trabalhar eletrônica, programação e mecatrônica para que os alunos tenham noção do que é tudo isso. Eles ficam apaixonados por robótica e desenvolvem diversos projetos, como pudemos ver na exposição inicial. E o torneio é a culminância de todo o ano letivo. E a nossa maior satisfação é saber que nesse tempo do projeto já temos alunos que quando saíram daqui, seguiram na área, dando sequência em universidades ou no âmbito profissional”, comemorou Coordenadora do Setor de Tecnologia Educacional, Vanusa Valério
Competições – A primeira equipe de resgate a chegar ao local foi formada por dois robôs autônomos, cada um com uma missão específica: 1. limpar uma região para que os helicópteros das equipes de resgate possam pousar; e 2. transportar uma carga de medicamentos da área de pouso até um hospital em um povoado isolado. Em seguida transportar para a área de pouso dois feridos graves, que necessitam de remoção imediata.
A competição foi dividida em duas modalidades. Na 1ª, intitulada “Entrega de suprimento”, o robô teve a missão de percorrer um caminho tortuoso, transportando uma importante carga. Devendo, ao chegar no seu destino, descarregar automaticamente, e em seguida carregar vítimas ao ponto de origem.
Na 2ª modalidade, “Operação Limpeza”, cada robô teve que remover de uma arena uma série de objetos. O desafio é que, entre os objetos, existiam aqueles que não poderiam ser removidos pelo robô. Sendo importante identificar quais são eles e saber como evitá-los.