Câmara Municipal de cidade litorânea quer multar de até R$4,1 mil por xixi no mar
A prefeitura de Vigo, na Galícia, norte da Espanha, publicou uma portaria em que estabelece uma multa de 750 euros (equivalente a R$ 4,1 mil) para quem fizer “evacuação fisiológica no mar ou na praia”. O documento cita o costume de banhistas de entrarem na água para urinar.
Segundo o canal Antena 3, a Câmara Municipal de Vigo quer pôr fim a prática de urinar no mar. A ação foi catalogada como infração aos regulamentos de saúde e higiene e aparece explicitamente no artigo 12 do regulamento da praia.
A norma também se aplica em quem defecar na areia ou dentro da água. No entanto, a prefeitura de Vigo não explicou como se dará a fiscalização e a identificação para quem desrespeitar a regra.
O decreto também institui que a administração municipal “promoverá a instalação de sanitários públicos durante a alta temporada”.
A portaria também estabelece punições para o uso de sabão na água da praia, jogar qualquer resíduos na areia e utilizar churrasqueiras ou botijões de gás em todo o ambiente por sua natureza inflamável.