Campina Grande realiza dia D de Multivacinação e imunização de Influenza e Covid-19 neste sábado
Neste sábado, 22, acontece mais um dia D de vacinação em Campina Grande. A ação vai disponibilizar imunização da Covid-19 e Multivacinação, em 42 pontos na cidade e vai funcionar durante oito horas, indo das 8h às 12h em alguns locais e das 8h às 16h em outros.
Os locais de vacinação incluem o Parque da Criança, o Terminal de Integração, Centros de Saúde e Policlínicas, todas as unidades do programa Saúde na Hora, UBS de áreas mais distantes como os distritos de Galante e São José da Mata, regiões de zona rural e bairros mais afastados.
Um dos focos do dia D é ampliar a aplicação da vacina Bivalente, cuja procura está baixa no Município. Apenas 48.885 pessoas receberam a vacina, de um público-alvo estimado em quase 350 mil adultos na cidade. Isto representa 14% da população.
O imunizante está disponível para toda a população a partir dos 18 anos de idade e para as pessoas de 12 a 17 anos com comorbidades. A vacina deve ser aplicada com um intervalo mínimo de pelo menos quatro meses da última dose e o cidadão precisa ter pelo menos o esquema vacinal primário completo de duas doses. As pessoas que estão no período adequado para receber a dose de reforço devem ser imunizadas com a Bivalente.
A vacina da Influenza também segue sendo ofertada para a população, mesmo após o fim da campanha. A vacina está aberta para todas as pessoas a partir de seis meses de idade. Dos grupos prioritários, mais de 70% desse público-alvo recebeu a vacinação.
Na Multivacinação estão inclusas todas as vacinas de rotina do Calendário Nacional de Imunização, que são BCG, Hepatite A e B, Pentavalente, Poliomielite inativada e oral, Rotavírus, Pneumocócica, Meningocócica C e Meningocócica ACWY, Tríplice Viral, DTP e dTpa, Varicela, Febre Amarela, Difteria e Tétano e HPV.
Prêmio Nacional – Nesta semana o trabalho da imunização de Campina Grande recebeu um prêmio nacional e foi eleita a melhor experiência de vacinação da Paraíba.
A ação foi premiada na Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS, durante o XXXVII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). A iniciativa concorreu com centenas de trabalhos e ficou entre os melhores do país.
O trabalho intitulado “A incorporação da busca ativa vacinal à estratégia vacina mais Campina: rumos da intersetorialidade” foi certificado como uma das melhores estratégias de fortalecimento das ações de imunização nos territórios municipais.
“Esse prêmio é um reconhecimento de todo o esforço do nosso município para levar a vacina até a população. Já lançamos mão sobre diversas estratégias e estamos sempre buscando formas de sensibilizar e educar os cidadãos sobre a importância de cada vacina e de ampliar a oferta dos imunizantes. Estamos muito felizes com essa conquista e a dedicamos a todos os profissionais da APS de Campina Grande, aos gestores e aos nossos parceiros da SEDUC, da SEMAS e do Unicef”, disse a coordenadora municipal de Imunização, Samira Luna.