Candidatas são barradas em concurso da Petrobras por não terem se vacinado – VEJA VÍDEO
Está circulando nas mídias sociais relato de duas candidatas em Tocantins que foram barradas do concurso Petrobras por não apresentarem comprovante de vacinação.
No vídeo, uma das candidatas relatou que o edital não consta a exigência do passaporte da vacina e que exigiu um documento assinado, declarando que os organizadores do local de prova não estavam permitindo que ela realizasse a prova. Veja:
As candidatas foram barradas devido aos decretos estadual (nº 6.359/2021) e municipal (nº 2.100/2021), que dispõem sobre medidas de enfrentamento à Covid-19, entre elas, a exigência do passaporte da vacina em eventos e reuniões, para fins diversos, com público superior a 200 pessoas, em ambientes fechados ou abertos. Os certames públicos estão incluídas nesta exigência.
Apesar de a candidata relatar que no edital do concurso Petrobras não consta a exigência da vacinação, no portal da organizadora foi publicado o edital n. 5, que dispõe sobre “informações das provas e data de disponibilização do link de consulta individual aos locais de realização”.
O documento expõe, explicitamente, sobre as seguintes exigências para os candidatos que realizariam o certame na cidade de Palmas, capital de Tocantins:
- a) comprovante de vacinação da primeira dose contra a Covid-19, estando o candidato dentro do período de intervalo para a segunda dose;
- b) comprovante de vacinação da primeira e da segunda doses contra a Covid-19; OU
- c) comprovante de vacinação de dose única contra a Covid-19;
Vale a pena ressaltar que esse não foi o primeiro episódio de exigência do comprovante de vacinação em Tocantins devido aos decretos. Os concursos MPE TO e Ibama também exigiram o passaporte da vacina de candidatos inscritos.
As provas do concurso Petrobras foram aplicadas neste domingo, 20 de fevereiro, para mais de 200 mil inscritos. Além do caso das candidatas, o certame registrou diversas reclamações, com denúncias de atrasos e desorganização.