Casos da Febre Oropouche são confirmados em Campina Grande e Alagoa Nova
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou, nesta quarta-feira (9), os dois primeiros casos de Febre Oropouche na Paraíba. A doença tem os sintomas semelhantes a outras arboviroses, como dengue e chikungunya.
De acordo com a SES, os casos confirmados são de um homem de 42 anos, de Campina Grande, que iniciou os sintomas no dia 1º de outubro como febre de 39ºC, dores pelo corpo, náuseas, dor de cabeça intensa, dores abdominais. Ele foi atendido em uma UPA e segue com dor de cabeça, além de náuseas e está sendo acompanhado pela Secretaria Municipal de Saúde de Campina.
O outro caso é uma mulher de 41 anos, de Alagoa Nova e também iniciou os sintomas semelhantes, no dia 1º de outubro. Ela foi atendida na Unidade de Saúde da Família, segue sem sintomas e também está acompanhada pela Secretaria Municipal de Saúde.
“Os pacientes que porventura apresentarem sintomas terão o apoio na rede de urgência e emergência de pronto atendimento do Estado. Além disso, estamos com vigilância ativa em todos os municípios da Paraíba, realizando treinamento de equipes, capacitação nos protocolos, através da GEVS. Ou seja, estamos preparados, monitorando as situações dos cenários epidemiológicos e acompanhando junto com os grupos de trabalho de outros estados”, frisou o secretário de Estado da Saúde, Ari Reis.