Castramóvel atende no Centro de João Pessoa até o dia 19 de janeiro

Castramóvel, equipamento da Prefeitura de João Pessoa, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam), vai ficar estacionado na frente da Clínica do Pet, na Rua Marechal Almeida Barreto, nº 520 – Centro, por trás do Mercado Central, até o próximo dia 19, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Os profissionais do Castramóvel darão continuidade aos atendimentos dos animais de tutores já cadastrados, com as cirurgias previamente agendadas. Até o próximo dia 19 serão realizados atendimentos de tutores de diversos bairros de João Pessoa.

Orientações para o dia da cirurgia – No dia do procedimento o cachorro ou cadela deve ir de coleira e o gato ou gata dentro das caixas de transporte. Os animais devem ser levados para o Castramóvel com roupa cirúrgica e colar elizabetano. O tutor deve levar os documentos pessoais, como Carteira de Identidade, CPF e original do comprovante de residência. A Carteira de Vacinação do animal deve ser apresentada no ato do procedimento.

Em 2023 o Castramóvel realizou mais de duas mil cirurgias. O trailer tem estrutura para sedação, cirurgia e repouso do animal. Três profissionais – dois médicos veterinários, sendo um cirurgião e um anestesista e um auxiliar de veterinária – fazem o atendimento e o tutor deve estar presente, aguardando o término do procedimento.

O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, destacou que o Castramóvel é um equipamento que vem fazendo a diferença na qualidade de vida dos animais. “Desde que o prefeito Cícero Lucena entregou o Castramóvel – em setembro de 2022 – realizamos diversas ações, como o cadastro dos animais em situação de rua e as cirurgias de castração desses animais. Essas ações contribuem para diminuir o número de animais em situação de abandono. O Castramóvel é um equipamento que tem contribuído para reduzir as zoonoses – doenças que passam dos animais para os humanos – e contribui também para a qualidade de vida desses animais”, concluiu.

Normas do Castramóvel – O tutor deve morar em João Pessoa e ser maior de 18 anos. Cada tutor só pode fazer o agendamento de um animal por vez, no aplicativo João Pessoa na Palma da Mão. Após preencher o cadastro, o tutor deve aguardar o contato dos técnicos da Diretoria de Bem-Estar Animal da Semam, com informações sobre o dia do procedimento.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo