CEMITÉRIO AO CÉU ABERTO: Perfil no Instagram faz sucesso com fotos de carros abandonados pelo país
A cena é triste, mas infelizmente recorrente nas ruas de todo o país.
Apenas na cidade de São Paulo, a estimativa é de que existam pelo menos 10 mil veículos abandonados.
Segundo a Prefeitura, entre janeiro e agosto deste ano, foram retirados 1.137 veículos das vias da capital.
Foi observando tantos carros apodrecendo pelas ruas que Sidnei Curzio Júnior teve a ideia de criar um perfil para reunir fotos destes veículos no Instagram. Assim nascia o “Abandonados.br”.
“Sempre pensei em quantas histórias esses carros abandonados viveram e principalmente o que levou alguém a deixá-lo na situação em que eu via. Então eu pensava que alguém chegou, estacionou, trancou o carro e nunca mais voltou”, conta.
O consultor conta que a intenção também foi eternizar esses carros para “tirá-los do esquecimento”. “Se nos Estados Unidos a gente tem os barn finds (carros encontrados em galpões e garagens abandonadas), aqui eles estão nas ruas”.
Envie sua foto
Com mais de 82,5 mil seguidores, o “Abandonados.br” também publica imagens enviadas por mensagem privada ou WhatsApp.
“Sou eu mesmo quem faço muitas fotos nos meus deslocamentos, muito por dirigir com o GPS. Então às vezes passo por locais diferentes para fugir do trânsito, e sempre que encontro algo faço questão de registrar. Mas graças aos colaboradores recebo uma boa quantidade de fotos por semana e procuro reproduzi-las”.
Em meio às andanças com seu Chevrolet Cobalt (que virou figura assídua do perfil), Sidnei encontrou raridades como um Ford Falcon argentino e uma antiga Chevrolet Veraneio que prestou serviços para a polícia.
Questionado sobre a existência de alguma história marcante, ele responde sem titubear.
“A mais recente foi a de um Honda Civic Si preto do Rio de Janeiro que, segundo as informações de quem me enviou a s fotos, pertencia a um rapaz que não tinha família e faleceu. Então tanto o carro quanto o apartamento dele estavam fechados. E isso me fez refletir muito sobre o que somos”.
Multa pesada
Em São Paulo, o pedido de remoção de um veículo abandonado deve ser feito pelo telefone 156.
A partir daí, um inspetor se dirige ao local e emite uma notificação ao proprietário. Nova vistoria é realizada em até cinco dias úteis e, se nenhuma providência foi tomada neste prazo, o veículo é considerado abandonado, tornando-se passível de apreensão e remoção a pátio.
Antes de removê-lo, porém, a subprefeitura deve realizar a identificação do proprietário junto a órgãos como Polícia Militar e Detran e verificar se o veículo não é produto de roubo.
O proprietário recebe multa de R$ 16.693 e ainda deve arcar com os custos de retirada do veículo e da estadia do pátio se quiser reaver seu carro. Caso não o retire em até 90 dias, o veículo é leiloado.