Centro de Referência Municipal da Pessoa Idosa atende 350 usuários por dia, após retomada
Desde que reabriu, em julho, o Centro de Referência Municipal da Pessoa Idosa, no Altiplano, já atende 350 pessoas nas diversas atividades oferecidas. O espaço, vinculado à Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), tem 1.200 usuários inscritos, e vem retomando as atividades de forma gradual seguindo o decreto de prevenção à Covid-19.
O Centro de Referência Municipal da Pessoa Idosa funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e oferece oficina de artesanato (crochê e fuxico), alongamento, aeróbica, câmbio – vôlei adaptado para idosos –, oficina da memória, avaliação nutricional, canto coral, reiki e escuta psicológica e deve reabrir em breve a hidroginástica e outras atividades.
Para os usuários do Centro, a retomada das atividades foi um presente, como afirma Mardônio Maia. “Eu faço aeróbica e câmbio e não via a hora do centro reabrir. Eu estava em casa fazendo exercícios para não ficar parado, mas não podia fazer outras atividades. Agora entrei também para o coral e está sendo muito bom”, conta.
Já o aposentado Clóvis, que já participou de outros corais, como o do Instituto de Previdência do Município (IPM), diz que está feliz com o retorno das atividades. “Para mim, essa retomada e um recomeço de vida. Durante esse período eu estava fazendo caminhadas perto de casa, mas gosto de cantar. Eu canto há cinquenta anos e posso fazer isso aqui”, afirma.
Como participar – Segundo coordenador do Centro de Referência Municipal da Pessoa Idosa, Ednaldo Araújo, o espaço é aberto a idosos de toda João Pessoa. “O Centro atende pessoas de todos dos bairros da Capital. O idoso ou idosa faz a o cadastro aqui na nossa secretaria, apresenta os documentos e se inscreve em até duas atividades”, explica.
Para participar das atividades do Centro de Referência Municipal da Pessoa Idosa, os interessados devem ter mais de 60 anos, apresentar comprovante de residência em João Pessoa, documentos pessoais (RG e CPG), comprovar as duas doses da vacina contra Covid-19 e também apresentar comprovante de exame cardiológico.