‘CHEGA DE CRUELDADE’: Lei de Guga Oliveira proíbe venda e uso de coleiras de choque em cachorros
Imagine a seguinte situação. Você tem um amigo em que confia muito, mas toda vez que tenta falar com ele, alertá-lo de algo, ou simplemente protegê-lo, você irá tomar um choque na garganta. Estranho, não é? Essa é basicamente a função das chamadas “coleiras corretivas” usadas em cães. Elas disparam uma carga elétrica toda vez que o cachorro late, ou, de acordo com a programação, toda vez que ele sair de determinado perímetro.
Assim como é difícil imaginar tomar choques na hora de cuidar de alguém, é difícil imaginar que o ser humano, que chama os cachorros de “melhores amigos” possa ter a ideia de dar choques para discipliná-los.
Para combater a prática, o vereador de João Pessoa, Guga Oliveira, é autor da Lei nº 14.838, que foi sancionada nesta quarta (9) pelo prefeito Cícero Lucena. A lei trata da proibição do uso e comércio de coleiras eletrificadas ou de choque em animais no município de João Pessoa. A nova lei, que entra em vigor imediatamente, foi publicada no Diário Oficial do Município e estabelece um passo significativo em direção ao bem-estar animal na região.