Entenda o que é o acelerador linear e como ele vai auxiliar no tratamento oncológico no estado

O Governo da Paraíba abriu edital de licitação para aquisição de acelerador linear para o Hospital do Bem. A unidade pertence ao Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos.

De acordo com o governo, a aquisição do equipamento será por meio de recursos do Projeto Amar e ele será o primeiro a atender 100% por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado.

Estão previstos investimentos de R$ 22,6 milhões na aquisição do equipamento e na obra para sua instalação. O aviso de licitação está no Diário Oficial de sábado (20).

A ação faz parte do Projeto de Aprimoramento do Modelo de Atenção na Rede de Saúde do Estado da Paraíba (Amar), que investe mais de R$ 280 milhões – por meio de convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) – na infraestrutura hospitalar e na modernização dos serviços de saúde do estado.

O que é o acelerador linear

A coordenadora do Projeto Amar, Rosa Márcia, disse que o acelerador é um dos maiores investimentos do projeto.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o acelerador linear utiliza raios x de alta energia aplicados sobre o tumor a fim de destruir células cancerígenas e, com sua tecnologia, preserva o máximo de tecidos saudáveis ao redor.

Por isso, o equipamento é o mais usado para tratamentos de radiação de feixe externo para limitar os efeitos colaterais

O aparelho é utilizado para tratamento do câncer por meio de radioterapia e braquiterapia. De acordo com governo, a aquisição do acelerador linear representa o avanço da regionalização na saúde da Paraíba.

Conforme o secretário de Estado da Saúde, Jhony Bezerra, o equipamento no Sertão será um marco para assistência oncológica. Além disso, o Hospital do Bem passará a oferecer um serviço completo aos pacientes oncológicos.

“Este será o primeiro acelerador linear 100% SUS da Paraíba. Os pacientes oncológicos do Sertão não precisarão mais percorrer longas distâncias para realizar seu tratamento. Ou seja, avançamos mais na regionalização da saúde”, pontua o secretário.

Licitação

As empresas interessadas em participar da licitação deverão encaminhar ou entregar a documentação exigida no edital até o dia 20 de junho na sede da Unidade Gestora do Projeto Amar, localizada na Avenida Manoel Morais (esquina com a Av. Esperança), n° 435, sala 07, Manaíra, João Pessoa/PB, CEP: 58.038-280.

As propostas começam às 9h desta mesma data, também na sede do Projeto Amar.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo