Coca-Cola recolhe produtos após furto de figurinhas da Copa e consumidores podem ser punidos

A promoção da Coca-Cola que distribui figurinhas da Copa do Mundo nos rótulos das embalagens tem gerado prejuízos ao varejo. Consumidores passaram a violar os rótulos dos refrigerantes para retirar as figurinhas, danificando os produtos e tornando-os impróprios para venda.

Diante da situação, a Coca-Cola informou que está recolhendo e substituindo as embalagens afetadas em parceria com supermercados e distribuidores. A empresa afirma que a ação promocional, realizada desde a Copa de 2022, tem apresentado boa adesão do público e que não apoia a retirada irregular das figurinhas.

Especialistas apontam que a fabricante deve assumir os custos decorrentes dos danos, já que foi responsável pelo formato da promoção. Por outro lado, os consumidores flagrados violando as embalagens podem responder civil e criminalmente pelos prejuízos causados.

Segundo juristas, a prática pode se enquadrar nos crimes de furto e dano ao patrimônio, previstos no Código Penal. Além disso, os supermercados podem exigir indenização dos responsáveis pelos produtos danificados, desde que a infração seja comprovada.

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) informou que o setor acompanha os casos e adota medidas preventivas para reduzir as ocorrências, sem impacto significativo no abastecimento das lojas.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo