Como app inimigo da Uber ajuda motoristas a escolherem só as corridas caras

Cada vez mais popular entre os motoristas de aplicativo, uma ferramenta tem ajudado os profissionais a identificarem quais são as corridas que valem a pena para eles. Como se não bastasse, o recurso é capaz de recusar, de maneira automática, aquelas que não atingem valores pré-determinados.

A tecnologia é da startup StopClub e tem compatibilidade com todas as plataformas de corridas por aplicativo, desde que o usuário tenha Android. A 99 já começou, por conta própria, a abrir esse tipo de informação para os motoristas – independentemente de utilizarem programas paralelos.

Entretanto, a Uber não só se mostrou contrária a isso, como também já ajuizou uma ação contra a empresa da ferramenta, que entre outras funções, dispõe também de:

  • Gravação de viagens
  • Rede de apoio formada por outros motoristas, com compartilhamento em tempo real
  • Contato por voz com motoristas próximos
  • Troca de experiências entre motoristas
  • Indicações de serviços

Como app ajuda o motorista a fugir das corridas “micadas”

Dentro da plataforma, há uma função chamada de ‘Calculadora de Ganhos com o MacroDroid’. Trata-se de um programa de código aberto capaz de comandar funções automáticas no sistema Android

Com ela, o profissional pode descobrir quanto dinheiro a corrida renderá, sempre em função do tempo ou da distância percorrida. Assim, é capaz de identificar quando valerá a pena realizar, ou não (pois não necessariamente a corrida mais cara é sempre a melhor)

Como se não bastasse, o usuário da StopClub pode ter suas corridas “ruins” recusadas automaticamente, por meio de outro recurso chamado de ‘Recusa Automática’. Esse modo é habilitado após o motorista estabelecer um valor de referência mínimo. Dessa forma, somente quando a oferta superar o piso será aceita pelo programa

Uber entra com ação contra StopClub

Antes de ajuizar a ação, a Uber enviou notificação extrajudicial para a StopClub buscando a interrupção do funcionamento do programa, dando prazo de até 5 dias para a reação. Entretanto, por não obter qualquer resposta, virou caso de justiça no dia 17 de julho.

O objetivo permanece o de impedir que a StopClub continue servindo aos motoristas de aplicativo que, por meio da ferramenta, identificam corridas que não valem a pena. A empresa de transportes por aplicativo quer indenização por danos morais, em valor não inferior a R$ 100 mil, em vista do “abalo à honra da Uber causado pelos atos ilícitos”, conforme descreve nos autos.

Antes de julgar o pedido de liminar que derrubaria a funcionalidade da “inimiga” da Uber, o juiz responsável pelo caso, Eduardo Palma Pellegrinelli (TJSP), determinou que a empresa acusada fosse ouvida. Entretanto, a StopClub ainda será citada no processo e, por isso, ainda não se manifestou em juízo.

Motoristas defendem ferramenta, mas Uber faz alertas

É importantíssimo fazer esse tipo de cálculo, pois, hoje em dia, tem corrida cujo custo por quilômetro se aproxima muito do preço dos combustíveis. Isso quando empatam, pois há situações em que o motorista chega a ficar no prejuízo.

Eduardo Lima, presidente da Associação dos Motoristas de Aplicativo de São Paulo (Amasp).

“Ocorre que, desde 2018, as tarifas das corridas estão congeladas, ou seja, não acompanharam os aumentos dos combustíveis e a inflação. Por isso, o motorista de aplicativo precisa trabalhar muito mais horas do que antes de 2018 para lucrar a mesma quantia de dinheiro”, explica o presidente da entidade.

“Além da defasagem, há o fato de que, em uma corrida de R$ 5, muitas vezes há duas, três ou quatro pessoas para serem transportadas. Se elas tivessem que ir de ônibus, cada uma delas pagaria R$ 4,40, e sem ter a mesma comodidade do automóvel”, finaliza.

O assunto é bem complexo e polêmico. A própria Uber diz, por sua vez, que monitora a atividade dos usuários – sejam eles motoristas ou passageiros. Segundo ela, há análise constante acerca, especificamente, da quantidade de vezes em que há cancelamentos e aceitações das corridas.

“Cancelamentos excessivos representam abuso do recurso e configuram violação ao Código da Comunidade Uber por mau uso da plataforma, pois atrapalham o seu funcionamento e prejudicam intencionalmente a experiência dos demais usuários e motoristas. A Uber tem equipes, processos e tecnologias próprias que revisam constantemente os cancelamentos para identificar violações e, quando comprovadas, desativar as contas envolvidas”, alerta.

Além disso, a empresa afirma que:

“Ficar online sem a intenção de aceitar viagens atrapalha o bom funcionamento da plataforma, podendo prejudicar tanto os demais motoristas parceiros (pela maior demora para receberem novas solicitações) como os usuários (pela maior demora para conseguirem se conectar a um motorista parceiro). Uma baixa taxa de aceitação pode acarretar a não elegibilidade para participar de promoções exclusivas”, finaliza.

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