Como o carro sabe a forma que você dirige e até ensina a poupar combustível
Dirigir ouvindo palpite de outras pessoas incomoda alguns motoristas. Se esse for o seu caso é bom se acostumar porque hoje não são apenas os passageiros que gostam de dar conselhos. Pois é: os carros já te ensinam como dirigir melhor.
Essa assistência aparece de várias maneiras. Modelos de marcas como Renault, VW e Fiat trazem o indicador de troca de marcha.
Trata-se de uma pequena luz no painel de instrumentos que se acende no momento adequado de aumentar ou reduzir uma marcha. Por trás desse recurso simples está um sistema que orienta o condutor a manter o motor sempre na faixa de rotação ideal.
Pé pesado, não!
E já que falamos na Renault, alguns carros da marca traz o Eco Monitoring e o Driving Eco. O primeiro é uma luz presente no painel, que muda de cor de acordo com o consumo de combustível. Presente no Kwid e no Captur, o sistema tem as cores vermelho, amarelo e verde e funciona em tempo real.
Já o Driving Eco identifica o estilo de condução do motorista com base em informações como posição do pedal do acelerador, velocidade, vácuo no coletor de admissão e marcha utilizada. Por meio desses dados ele elabora um relatório baseado em pontos para a qualidade da direção, dando dicas para melhorar o placar.
Para diminuir o seguro
Este tipo de solução não é utilizada apenas pelas montadoras. A Smart Driving Labs, empresa especializada em soluções de software e hardware para dados telemáticos em veículos, desenvolveu o Element.
Segundo a empresa, a plataforma utiliza um sistema de conexão compatível com 90% dos veículos do mercado. Os dados são coletados em tempo real por meio de recursos de telemetria e disponibiliza um relatório da condução do motorista.
Assim, frotistas podem utilizar as informações do Element para ter maior controle sobre seus carros e até abater o valor do seguro.
“É possível acessar parâmetros vitais do veículo, como o uso de bateria e o status do motor do carro. Tudo por meio de um dispositivo móvel com acesso à internet”, afirma Fernando Schaeffer, CEO da Smart Driving Labs.
Além disso, o sistema de GPS permite rastrear a localização do veículo e controlar à distância funções como destravamento das portas e ignição do motor. O recurso funciona da mesma forma que os aplicativos que montadoras como a Chevrolet oferecem em alguns modelos.