CONEXÃO BAIRRO: Prefeitura de João Pessoa anuncia linhas de ônibus com passagens de R$2

A Prefeitura de João Pessoa anunciou nesta segunda-feira (5) o projeto Conexão Bairro, com a primeira linha interligando apenas bairros próximos no valor de R$ 2. A medida começa a valer nesta terça-feira (6) e é parte do Plano de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Planmob) com planejamento para até 2038, envolvendo a Capital e a região metropolitana. A construção do plano se deu em várias etapas, com participação popular.

O Plano de Mobilidade Urbana será encaminhado à Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) e deverá se tornar lei. “Ele vai proporcionar melhoria nas condições urbanas em acessibilidade e mobilidade, reduzindo desigualdades e promovendo a inclusão, vai diminuir as necessidade de longas viagens, proporcionando deslocamentos mais eficientes e vai promover melhorias nas condições ambientais da cidade, com a diminuição da poluição atmosférica, visual e sonora”, disse o prefeito Luciano Cartaxo.

Ônibus

O Conexão Bairro, projeto que pretende interligar bairros próximos em que exista atração de viagens de curta distância, terá início com a linha piloto C001, que vai conectar os bairros do Grotão e Colinas do Sul.

A partir das 6h, os ônibus identificados visualmente com o nome do projeto, vão partir do Terminal 102, voltando do Terminal 116. No percurso vão passar ainda pelo Gervásio Maia, Colinas do Sul e Irmã Dulce. A passagem também será diferenciada, custando apenas R$ 2.

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Identificação visual do ônibus do projeto ‘Conexão Bairro’, do consórcio Unitrans (Foto: Divulgação/Prefeitura de João Pessoa)

 

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Identificação visual do ônibus do projeto ‘Conexão Bairro’, do consórcio Navegantes (Foto: Divulgação/Prefeitura de João Pessoa)

O Plano para o transporte público prevê um serviço com mais conforto, segurança, acessibilidade e eficiência, com integração com os demais modais, uma melhor organização das linhas e o uso de energias renováveis. Entre as propostas estruturais estão a implantação de oito novos trechos de faixa exclusiva e de seis grandes corredores de ônibus, incluindo a BR-230, que passaria a funcionar como uma via urbana. Para escoar a demanda externa da BR, o Plano prevê a construção de um anel rodoviário utilizando trecho da PB-011.

 

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