Confira quais cidades da Paraíba receberão as 57 vagas do Programa Mais Médicos – VEJA LISTA
O edital da retomada do programa Mais Médicos, com mais de 6,2 mil vagas abertas para estes profissionais em âmbito nacional, foi publicado nesta terça-feira (18) no Diário Oficial da União (DOU) pelo Ministério da Saúde. Na Paraíba, são 57 vagas. O chamamento define os municípios aptos a solicitarem esses profissionais e a quantidade de vagas abertas em cada localidade e já havia sido adiantado pelo governo federal no início do mês (10).
Um total de 42 municípios podem solicitar profissionais no âmbito do programa, de acordo com o edital. A maior quantidade de vagas para adesão à iniciativa é João Pessoa com 8 vagas e nas seguintes cidades: Campina Grande (4), Cajazeiras (3) e as demais cidades com 1 vaga.
Veja a lista completa dos municípios no fim da matéria:
Alagoinha
Araruna
Areia
Aroeiras
Assunção
Baraúna
Bayeux
Belém
Bonito de Santa Fe
Cabedelo
Cacimbas
Caiçara
Cajazeiras
Camalaú
Campina Grande
Carrapateira
Conde
Coremas
Cuité
Gado Bravo
Guarabira
Gurjão
Ingá
Itapororoca
Joao Pessoa
Juazeirinho
Juripiranga
Lagoa
Mamanguape
Mulungu
Nova Palmeira
Pilões
Pombal
Puxinanã
Santa Cecilia
Santa Cruz
Santana dos Garrotes
São Miguel de Taipu
Soledade
Taperoá
Teixeira
Umbuzeiro
O programa
O Mais Médicos se soma a um conjunto de ações e iniciativas do governo federal para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde, que é a porta de entrada preferencial ao SUS. A APS está presente em todos os municípios e próxima de todas as comunidades. É no atendimento feito neste nível de atenção que 80% dos problemas de saúde são resolvidos.
O programa, lançado no governo Dilma e agora, mais uma vez, priorizado no governo Lula, trabalha sob três pilares: a estratégia de contratação emergencial de médicos; a expansão do número de vagas para os cursos de medicina e residência médica em várias regiões do país; e a implantação de um novo currículo com formação voltada para o atendimento mais humanizado, com foco na valorização da Atenção Básica, além de ações voltadas à infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde.