Conheça alguns dos golpes mais aplicados envolvendo o PIX  

O PIX se tornou um dos meios de pagamento mais usados pelos brasileiros, devido sua praticidade e facilidade. No entanto, todo esse sucesso atraiu a atenção de golpistas que estão sempre criando maneiras de tentar roubar dinheiro dos usuários. Diante disso, separamos alguns dos golpes mais comuns envolvendo o PIX e como se proteger. Confira.

Golpe do falso link 

Utilizar links para roubar dados de usuários se tornou uma prática comum nos últimos anos. Esta é uma forma rápida e fácil de obter dados pessoais das pessoas e está sendo usado no PIX.

Como os usuários precisam cadastrar uma ou mais chaves PIX para usar o sistema de pagamentos, os golpistas enviam links de supostos sites onde as pessoas podem se cadastrar.

Para se proteger deste tipo de ação, sempre desconfie de links que envolvem o PIX. Você deve cadastrar sua chave PIX apenas na plataforma oficial de seu banco. Sendo assim, qualquer outra opção deve ser recebida com desconfiança.

PIX via WhatsApp 

Este golpe envolve clonagem do seu WhatsApp e funciona assim: o golpista manda uma mensagem para a vítima se passando por um representante de algum lugar onde a pessoa tem cadastro. Depois de estabelecer contato, o golpista solicita um código de segurança que foi enviado via SMS, para supostamente confirmar dados cadastrais.

Este código na verdade é usado para clonar a conta da pessoa no aplicativo de mensagens. Com isso, o golpista passa a enviar mensagens, como se fosse a vítima, solicitando valores através do PIX.

Para evitar esse tipo de golpe, o usuário deve ativar no próprio WhatsApp, a opção de “Verificação em duas etapas”, que pode ser encontrada nas configurações e ajustes.

Falha no PIX

Através de mensagens, os golpistas falam sobre uma suposta falha no sistema do PIX que pode fazer a vítima ganhar dinheiro. Para conseguir este dinheiro, a vítima é orientada a fazer uma transferência para uma chave informada por eles para receber o valor em dobro. Obviamente isto não existe.

Uma maneira de evitar cair neste golpe é ficar de olho nas falhas que podem vir a acontecer no sistema PIX que sempre são informadas através de canais oficiais, como o próprio site do Banco Central.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo