CORPOS CREMADOS E SEM VELÓRIO: Paraíba determina procedimentos com corpos de infectados por coronavírus
De acordo com a medida, assim que for constatado o óbito em decorrência ou por suspeita da infecção, o corpo deve ser transferido imediatamente do leito ou sala de isolamento para o necrotério
Os corpos de pessoas que morreram por Coronavírus devem ser cremados ou sepultados sem a realização de velório, na Paraíba. A determinação é da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) e foi tomada para evitar novas possíveis infecções do Covid-19.
De acordo com a medida, assim que for constatado o óbito em decorrência ou por suspeita da infecção, o corpo deve ser transferido imediatamente do leito ou sala de isolamento para o necrotério. A despedida poderá ser realizada pelos familiares, em ambiente aberto, no local do sepultamento, com o prazo máximo de 30 minutos e sem contato com a urna mortuária. O caixão deve ser mantido fechado durante o funeral, para evitar contato físico com o corpo.
A permissão de optar pela cremação do corpo ou pelo enterro em caixão lacrado, sem velório, é dada para à família do paciente no prazo máximo de 24 horas após a morte.