CRM abrirá investigação em caso de erro médico em hospital de Campina Grande
O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) anunciou nesta sexta-feira (26), que vai abrir uma sindicância para apurar o erro na condução cirúrgica ortopédica de uma criança, cometido na última quinta-feira (25), no Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande.
O presidente do CRM-PB, Bruno Leandro de Souza, entrou em contato com o diretor técnico do hospital, Flávio Daniel e confirmou que a unidade de saúde já afastou a equipe clínica e abriu processo administrativo e ético no hospital.
“O CRM-PB está acompanhando de perto este caso. Vamos abrir a sindicância e apurar o que houve. Nós nos solidarizamos com a criança e sua família. Já procurei saber como ela estava e está, em enfermaria, respirando bem, sem dor, sendo bem tratada pela equipe clínica”, disse Bruno Leandro.
A criança deveria ter sua perna esquerda operada, mas o procedimento foi feito, primeiramente, na perna direita. Posteriormente, a perna esquerda foi operada. “Claro que ficam os traumas e as sequelas”, afirmou Bruno Leandro.
Ele ainda ressalta que abril é o mês da segurança do paciente, o chamado “Abril Verde”. “Esta é uma campanha que busca conscientizar as equipes de saúde sobre as boas práticas.
“A meta 4, inclusive, é sobre cirurgia segura, que visa evitar justamente estes erros de bilateralidade. Por isso, chamamos a atenção não apenas para a apuração deste caso, mas para a prevenção e educação constantes das equipes de saúde. O CRM já faz este trabalho, mas vamos reforçar para que as seis metas internacionais de segurança do paciente sejam rigorosamente cumpridas”, destacou o presidente do CRM-PB.