CRM CONSTATA SUPERLOTAÇÃO: Hospital Edson Ramalho pode ficar sem atendimento
O Hospital Edson Ramalho, em João Pessoa, poderá suspender o atendimento clínico a partir da próxima semana. De acordo com o Conselho Regional de Medicina (CRM-PB), a diretoria informou sobre a superlotação da unidade e que, por este motivo, os atendimentos estarão suspensos a partir do dia 21 de setembro.
Antes da pandemia, o hospital atendia uma média de 1,6 mil pacientes por mês e que, atualmente, esse número aumentou para 4 mil atendimentos mensais.
Na nota técnica, a unidade de saúde diz que “diante da diminuição dos casos de Covid-19, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) já deveriam iniciar o atendimento aos pacientes com outras enfermidades”.
Segundo o documento, há cerca de 50 pacientes internados aguardando vagas no hospital ou em outra instituição de saúde. Com a pandemia, o número de atendimentos da unidade mais que dobrou, ficando acima da capacidade de atendimento do hospital.
A direção do Edson Ramalho afirmou que espera uma reunião com a Prefeitura de João Pessoa para tratar sobre o assunto.
“A respeito da previsão de suspensão dos atendimentos, o Diretor Técnico do Hospital Edson Ramalho informa que será realizada uma reunião na próxima quarta-feira (16) com o Secretario de Saúde do Município, Adalberto Fulgêncio, para tratar sobre a distribuição desse fluxo de atendimentos clínicos. Somente após definições dessa conversa é que será informada a decisão sobre os atendimentos clínicos, ou seja, pacientes de classificação verde”, disse a unidade hospitalar em nota.