CRM-PB indica que rede de Saúde poderá sofrer colapso na Paraíba por aumento do número de casos de covid-19
Na última sexta-feira (05) o Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) emitiu um relatório apontando que a rede hospitalar da Paraíba encontra-se próxima de um colapso por causa do aumento do número de novos casos. Segundo relatório do Conselho, as situações mais críticas estão na região metropolitana da Capital e no Sertão do Estado. Em ambas, o índice de ocupação está acima de 90%. Nessa semana, o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), em João Pessoa, chegou a atingir 100% de ocupação em seus leitos de UTI.
Em João Pessoa, nos últimos 15 dias, foram abertos 50 novos leitos na rede pública e 15 na rede privada. Desses, 40 foram no Hospital Santa Isabel, 7 no Hospital Metropolitano, 3 no Hospital Universitário Lauro Wanderley, 10 no Hospital da Unimed e 5 no Nossa Senhora das Neves. A quantidade, porém, não é suficiente.
A situação também é preocupante no Sertão do Estado. No índice geral, a ocupação de UTIs na região é de 85%, mas a Unidade de Pronto Atendimento de Cajazeiras e o Hospital Regional de Pomba não têm mais vagas disponíveis e estão funcionando com 100% de sua ocupação.