Croácia enfrenta Brasil com tradicional uniforme xadrez; entenda origem
Entre os uniformes inusitados da Copa do Mundo do Qatar — já falamos aqui sobre a camisa azul da seleção japonesa —, sempre se destaca o xadrez vermelho e branco da Croácia, que enfrenta o Brasil hoje, às 12h, em confronto que vale vaga na semifinal da Copa do Mundo no Qatar. Afinal de contas, por que o time liderado por Luka Modric usa uma camisa com este padrão, tão diferente de seus rivais?
A resposta está na própria bandeira do país, já que o mesmo padrão em xadrez estampa o brasão central. Mas sua origem tem versões diferentes.
A bandeira da Croácia foi instituída em 1990, quando o país proclamou sua independência da antiga Iugoslávia.
A três listras —- vermelha, branca e azul — representam as cores do movimento pan-eslavista e também exibem os brasões históricos das cinco principais regiões do país: Croácia, Dubrovnik, Dalmácia, Istria e Eslavônia.
A parte interna do brasão maior é constituído de quadrados vermelhos e brancos, justamente o padrão que estampa a camisa número 1 da sua seleção de futebol.
Este xadrez é símbolo dos reis croatas desde o século X, sofrendo algumas alterações apenas no número de quadrados, passando por dimensões entre 3×3 e 8×8. A versão mais comum é a atual, em 5×5.
O registro mais antigo do brasão quadriculado data entre 1512 e 1518 como símbolo dos Habsburgos.
A lenda do xadrez
Uma das versões conta que o rei croata Drzislav teria sido preso por opositores de Veneza. Ele então teria desafiado o então governante de Veneza, Pedro II Orseolo, para uma partida de xadrez. O vitorioso controlaria a região da Dalmácia, região croata.
Drzislav venceu as três partidas e teria então eternizado sua conquista no tabuleiro também no brasão.
Outros símbolos militares da época também têm registros do xadrez em seus escudos, como dinastias polonesas e outras lideranças que se fundiram posteriormente em outros reinados.
Uma interpretação mais simples seria a mistura de duas etnias que fariam a composição do povo croata.
Há quem diga também que a inspiração do uso deste padrão teria sido inspirada por uma flor, Fritillaria montana, cujas pétalas possuem um desenho que lembra a simetria.
A criação da bandeira atual
A versão mais comum que vemos atualmente é assinada pelo designer Miroslav Sutej, feita a pedido de uma comissão com integrantes do Departamento de História da Croácia na Faculdade de Filosofia da Universidade de Zagreb. Este desenho foi oficializado em 21 de dezembro de 1990.
No Brasil, é claro, virou meme
Basta a Croácia entrar em campo com seu uniforme quadriculado que as redes sociais são rapidamente tomadas por memes: são inúmeras fotos piquenique e toalhas de mesa com o mesmo padrão azul e vermelho do uniforme do meia Modric.