CUSTA MENOS E FICA PRONTO RÁPIDO: Vereador Pimentel Filho pede ao prefeito de CG e ao governador que viabilizem comércio de respiradores da UFPB
O vereador de Campina Grande, Pimentel Filho, solicitou nessa quarta (15) a viabilização do comércio dos respiradores produzidos pela Universidade Federal da Paraíba.
O respirador pulmonar é equipamento que permite tratar pacientes com casos graves de COVID-19. O novo respirador está orçado em R$ 400, custando 37 vezes menos que os respiradores desenvolvidos no mercado.
Segundo a Inova UFPB, para produzir e vender o ventilador pulmonados – que já tem a licença liberada para empresas, é preciso autorização da ANVISA e passar por testes pelo INMETRO.
Pensando em agilizar a parte burocrática, para que haja aceleração dos testes, o vereador Pimentel Filho (PSD), deu entrada no requerimento No 644, que fora aprovado por unanimidade em sessão on-line na manhã desta quarta-feira (15), solicitando ao Governador do Estado da Paraíba – João Azevedo e ao prefeito de Campina Grande – Romero Rodrigues, para que ajudem no processo de desburocratização dos respiradores.