DE OLHO NA FAKENEWS: Richarlison não dedicou gols contra a Sérvia a Bolsonaro
A publicação com as informações falsas usa imagem da entrevista pós-jogo do atacante à TV Globo ainda no gramado do estádio. Na ocasião, Richarlison falou sobre a sua recuperação após lesão, sobre o gol de voleio que fez na partida e comentou sobre os adversários sérvios.
Trechos da entrevista foram exibidos no Jornal Nacional do dia 24 de outubro (veja aqui). A transcrição da entrevista está disponível no site do ge, da TV Globo (aqui). Há vídeos da entrevista disponíveis no Youtube também (aqui e aqui).
Leia a transcrição da entrevista:
“É um sonho de criança realizado. Fizemos uma boa partida, a meu ver, principalmente no segundo tempo onde o adversário cansou e conseguimos tirar vantagem disso. Muito feliz e confiante agora. Que nem você falou, há quatro semanas atrás eu estava lá chorando, meio na dúvida ainda de vir. Eu lembro que no dia de fazer exame, acho que foi um dos dias mais demorados da minha vida, porque eu lembro que foi folga e eu fui fazer o exame. Fiquei lá na maca esperando sair o resultado e os doutores passavam pra lá e pra cá, e eu ficando nervoso e o tempo não passava. Então, acho que valeu todo o esforço da minha recuperação. Tratava três períodos por dia. Acho que Deus viu meu esforço, viu o tanto de vontade que eu estava de vir pra Copa do Mundo. E agora é continuar. Fizemos o principal que era ganhar o primeiro jogo, que é muito importante, na largada. Então acho que agora é pensar no segundo jogo, descansar bem porque fizemos o primeiro, agora tem mais seis jogos ainda importantes”.
O repórter da TV Globo, então, questiona Richarlison sobre o segundo gol da partida:
“Não sei se vocês acompanharam, eu fiz um parecido (gol de voleio) nos treinamentos lá na Itália. E é como eu falei, “faz no treino, faz no jogo”. Então, hoje tive a oportunidade de virar um voleio ali e acertar um belo chute. Então, espero continuar assim, focado. Fiz dois gols e vou buscar mais, quero mais. E aos meus companheiros, só tenho a agradecer a eles. No intervalo eu falei que eu só precisava de uma bola pra finalizar e essa bola chegou. Não sei se vocês lembram, mas durante a semana eu falei que era difícil furar o bloqueio deles. Eles estão acostumados a jogar com esse tipo de jogo lá na Inglaterra, onde as equipes jogam um pouco fechada. Então, a oportunidade que eu tivesse eu sabia que ia ter que guardar. Então, graças a Deus veio duas e eu podia estar focado e finalizar bem.
Em nenhum momento da entrevista Richarlison citou o presidente Jair Bolsonaro (PL). Também não há qualquer manifestação de apoio ao presidente nas redes sociais do camisa 9 da seleção, nem a qualquer outro candidato à presidência nas Eleições de 2022.
Combate ao racismo e campanha pela ciência. Richarlison é conhecido por se posicionar nas redes em defesas de causas sociais que considera importantes como o combate ao racismo e a defesa do meio ambiente, por exemplo.
Em 2020, o jogador foi embaixador do programa USP Vida, que tinha como objetivo arrecadar doações para ajudar no desenvolvimento de pesquisas para combater a pandemia do novo coronavírus. Ele chegou a leiloar uma chuteira para ajudar a campanha. Richarlison doou 10 cilindros de oxigênio para Manaus durante a crise da pandemia.
Além disso, o camisa 9 se manifesta rotineiramente contra episódios de racismo e violência policial (veja aqui).