Defesa Civil da Capital mantém equipes de prontidão após alerta de chuvas fortes
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de João Pessoa (Compdec/JP) mantém equipes em atenção após o alerta de perigo de chuva para a cidade emitido, nessa terça-feira (22), pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
De acordo com o alerta, há possibilidade de chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros por dia, com ventos variando entre 60 e 100 km/h, com perigo para queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O alerta vale até as 10h da quarta-feira (23).
Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, Kelson Chaves, apesar do alerta, o órgão não recebeu chamados até a noite dessa terça e, conforme ressalta, isso se deve ao trabalho preventivo que vem sendo realizado periodicamente, como a limpeza e desassoreamento de rios, entre outras ações para evitar transtornos às comunidades ribeirinhas da Capital.
“O desassoreamento permanente, especialmente do Rio Jaguaribe, com o aprofundamento do leito, limpeza das margens, com retirada de resíduos de toda espécie – móveis, pneus, eletrodomésticos, plástico –, tem facilitado o bom escoamento da água e, por conseguinte, amenizado as situações de alagamento em vários trechos do rio, senão em todos eles”, afirmou o Kelson Chaves.
Ele destaca que, em caso de ocorrência, a população deve acionar a Defesa Civil pelos números 0800-285-9020 ou 9.8831-6885.
A Defesa Civil Municipal está presente em ações de proteção e assistência às comunidades, especialmente nos períodos de maior intensidade de chuvas, além de realizar visitas e vistorias periódicas nos locais de risco que monitora.