Defesa vai abrir 1.500 vagas para alistamento de mulheres nas Forças
A partir de janeiro de 2025, o Ministério da Defesa vai abrir 1.500 vagas para alistamento de mulheres no serviço militar voluntário. As inscrições inéditas devem ficar disponíveis até junho. A primeira turma de mulheres no serviço militar começa em 2026.
O alistamento ocorrerá de 1º de janeiro a 30 de junho de 2025, podendo ser realizado presencialmente nas Juntas de Serviço Militar ou pelo Site de Alistamento Online.
Atualmente, as mulheres só podem ingressar nas Forças Armadas mediante aprovação em concurso ou como militares temporárias – por meio de seleção conduzida pelas Regiões Militares. Com o alistamento voluntário, as mulheres passam a ter acesso também ao serviço militar inicial, como soldados.
O processo de alistamento será semelhante ao de homens, incluindo entrevista, inspeção de saúde e testes físicos. As mulheres poderão escolher a Força que desejam integrar, levando em conta suas aptidões e a disponibilidade de vagas. O serviço tem a duração de aproximadamente 12 meses, podendo ser prorrogado com limite de até 8 anos.
Após concluído o período de serviço, essas mulheres receberão o Certificado de Reservista e a Certidão de Tempo de Serviço.