Deputada Danielle do Vale irá lutar para tirar Porto de Águas Profundas de Mataraca do papel: ‘Crescimento para todo estado’
A deputada estadual, Danielle do Vale, concedeu nessa segunda (06) uma entrevista a imprensa paraibana. Danielle é primeira mulher eleita deputada no Vale do Mamanguape e a mais votada da história, contabilizando mais de 37 mil votos.
Mesmo sendo a representante do Vale na Assembleia Legislativa da Paraíba, Danielle diz qu eseu mandato não será “engessado”: “Claro, que nossa prioridade será as demandas da região, mas trazer atenção para as demandas da saúde, do empreendedorismo, da sergurança”. Como principal pauta do Vale, Danielle lembra uma demanda histórica: “A água. As obras da adutora Araçagi/Mamanguape já duram 14 anos e concluir ela será nossa demanda”.
Exemplificando que o avanço no Vale do Mamanguape pode gerar crescimento para todo estado, Danielle cita o Porto de Águas Profundas de Mataraca. A obra beneficiaria diretamente 12 municípios paraibanos, além de aquecer a economia em todo estado: “Essa obra impactaria toda a Paraíba e pela localização de Mataraca, traria desenvolvimento até para o estado de Rio Grande do Norte. Essa obra seria fundamental para o Nordeste como um todo”.
Estima-se a geração de até 30 mil empregos diretos, o que dobraria o número de habitantes no município de Mataraca, no Litoral Norte do Estado. O investimento para construção do porto chega a R$ 4 bilhões. O Porto terá capacidade para receber, simultanemante, até oito navios, sem afetar a fauna marinha local.
Mataraca já tem 16 metros calados, maior do que o Porto de Cabedelo, e tem mais de 8 mil hectares de área desmatada que irá servir para a especulação. Além disso, a construção do Porto de Águas Profundas ficaria mais próximo da costa da África. O Porto seria autossustentável, pois a área conta com um parque eólico e recentemente fez parceria com uma empresa chinesa para produção de energia limpa.