Deputado Chió garante programa ‘Primeira Chance’ profissional a jovens do Brejo paraibano

Na manhã desta quarta-feira (15), vinte e dois jovens do Brejo paraibano renovaram a esperança da empregabilidade, com o início da etapa prática do programa ‘Primeira Chance’, em empreendimentos das cidades de Bananeiras, Solânea e Remígio.

Criado em 2019 pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Educação e da Ciência e Tecnologia, o programa tem como objetivo o incentivo à primeira formação profissional de estudantes e egressos da Rede Estadual de Ensino da Paraíba, tendo disponibilizado, em 2019 e 2020, 930 vagas.

Ao lado da coordenadora Estadual do ‘Primeira Chance’, Rayssa Alencar, e do jovem líder, Ícaro Cássio, o deputado estadual Chió (Rede/PB) participou da apresentação dos jovens às empresas que se inscreveram para disponibilizar vagas ao programa.

“No meu trabalho de buscar criar oportunidade para os jovens da região, observei que projetos como o ‘Primeira Chance’ sempre foram difíceis de chegar ao interior. Então, ouvi primeiro as empresas locais, que relataram a falta de mão de obra qualificada. Então levamos essa informação ao Governo do Estado, que através da coordenação do Primeira Chance, dialogou com as empresas e graças a esse trabalho, mais de vinte jovens estão tendo a chance da primeira experiência profissional na região”, comemorou Chió.

O programa faz articulações entre a formação acadêmica e formação profissional para estimular a integração dos estudantes ao mercado de trabalho, considerando a teoria e prática no processo formativo educacional e profissional.

De acordo com a coordenadora Rayssa Alencar, os jovens continuarão sendo acompanhados e ao final do estágio terão que apresentar relatórios. A permanência nas empresas dependerá exclusivamente do desenvolvimento de cada jovem, durante o tempo de estágio. “Até chegar aqui, os jovens passaram por um processo seletivo, realizaram cursos de formação nas áreas de informática, marketing e tenho certeza que irão agregar muito nas empresas, porque estão dispostos a aprender e crescer”, enfatizou.

Treze jovens das cidades de Bananeiras e Solânea iniciaram estágio na Central da Economia, outros seis jovens de Solânea na Rede Paraíba de Supermercados e outros três jovens, no Varejão Padre Cícero, em Remígio.

“A experiência de entrar nesse programa está sendo gratificante, espero que o meu período seja de muito aprendizado, sabedoria, que aqui eu possa aprender como funciona todo o meio comercial”, ressaltou a jovem, Juliana Cristina, da cidade de Bananeiras.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar