DESTAQUES DO EXPRESSO: 150 cidades paraibanas sofrem com estiagem, novo feriado nacional do Brasil e pesquisa revela que caranguejos sofrem ao ser cozidos vivos
Os Destaques do Expresso dessa quarta (24) alerta que a crise hídrica no estado já chegou em mais da metade dos municípios. A estiagem em regiões onde estão localizados 150 municípios da Paraíba foi reconhecida pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do governo federal. A portaria foi publicada na edição desta quarta-feira (24) no Diário Oficial da União. Considerando a urgência da situação ficam dispensados de licitações, os contratos de aquisição de bens e serviços necessários às atividades, como a locação de máquinas e equipamentos.
A Comissão de Educação do Senado aprovou um projeto que cria um feriado para celebrar Santa Dulce dos Pobres. O novo feriado nacional seria no dia 13 de março. O projeto, aprovado na última quinta-feira (18), segue para análise na Câmara de Deputados. A data escolhida para o feriado é o dia da morte de Irmã Dulce, que morreu em 1992, em Salvador.
Em meio ao desenvolvimento de um projeto de lei para garantir o bem-estar dos animais, o governo do Reino Unido encomendou um relatório que apontou polvos, caranguejos e lagostas como seres sencientes. Isso significa que essas espécies, cozinhadas vivas em uma série de receitas tradicionais ao redor do mundo, são capazes de sentir dor e sofrimento.
Ouça: