DESTAQUES DO EXPRESSO: Máscaras vão continuar na Paraíba, Cabedelo cancela festa de réveillon e Bolsonaro comemora ‘novo Enem’
Os Destaques do Expresso dessa terça (16) traz que o secretário da saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, comentou a declaração do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que esteve na Paraíba recentemente e afirmou que vai trabalhar para ter um “Natal sem máscara”. Para Geraldo o raciocínio é simples: “Se a transmissão é por via aérea e você usa uma barreira mecânica que pode impedir a entrada do vírus, ela impede a proliferação da doença”. O gestor citou casos mal sucedidos da liberação da obrigatoriedade de máscaras: “A Europa fez isso, desobrigou a máscara e agora estão vivendo novos recordes de mortes. A máscara hoje representa uma inibição na contaminação”.
O cancelamento de shows durante as festividades de fim de ano foi oficializado nesta terça-feira (16), em Cabedelo, no Litoral Norte da Paraíba. A administração municipal alegou precaução com relação a uma nova onda de Covid-19, realidade em alguns países pelo mundo. Eventos esportivos, queima de fogos e lives de artistas locais estão mantidas. De acordo com a prefeitura, as festividades particulares estão permitidas, já que há normas sanitárias em vigor que regulamentam a quantidade de pessoas permitidas em cada local.
O presidente Jair Bolsonaro afirmou que agora as questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) “passavam a ter a cara do governo”. De acordo com ele “Ninguém precisa ficar preocupado. Aquelas questões absurdas do passado, que caíam tema de redação que não tinha nada a ver com nada. Realmente, algo voltado para o aprendizado. ”
Ouça: