DESTAQUES DO EXPRESSO: Mudanças no trânsito próximo a Havan, casos da ‘coceira de Recife’ em João Pessoa e menina de 9 anos pode ser nova santa brasileira
O Destaques do Expresso dessa segunda (29) traz que o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, representantes da Semob-JP e do Grupo Havan assinaram um termo de compromisso, por meio de videoconferência, nesta segunda-feira (29), para firmar uma parceria público-privada para realização de mudanças viárias para quem se desloca pela zona sul de João Pessoa. O investimento é na ordem de R$ 530 mil para a criar uma faixa rolamento nas ruas paralelas à Avenida Hilton Souto Maior, em Água Fria. De acordo com o superintendente da Semob, George Morais, será criado “uma espécie de binário, dando alternativa ao motorista pessoense, além de melhoria de calçadas e entorno”.
Na semana passada, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) emitiu uma nota aos profissionais de saúde para que notificassem casos suspeitos de lesões e coceiras na pele por conta do surto registrado no Grande Recife, em Pernambuco. Após isso, sete notificações já foram realizadas e estão em analise com semelhanças com a doença que ocorre no estado vizinho. Na última quinta-feira (25), a SES-PB emitiu uma nota técnica aos profissionais da área de saúde do estado para que se atendessem pacientes com suspeitas notificassem o caso à Secretaria de Saúde. Após o alerta, algumas pessoas procuraram as unidades de saúde do Estado.
Ela viveu apenas 9 anos. Mas, para os católicos, parece ter sido tempo suficiente para que tenha deixado exemplos de virtudes tão fortes que, conforme esperam os que defendem sua causa, fará dela mais uma santa a povoar os altares das igrejas. Trata-se de Odette Vidal Cardoso (1930-1939), carioca que ficaria conhecida como Menina Odetinha. Ela passou a ser venerada como santa no Cemitério de São João Batista, no Rio, e sua história acabou reconhecida oficialmente pelo Vaticano. Na semana passada, o papa Francisco publicou um decreto em que reconheceu as chamadas “virtudes heroicas” de Odetinha, que a partir de agora, é ser considerada “venerável serva de Deus”. O processo de canonização é longo, mas os fiéis que se apegam ao seu exemplo de caridade e inocência acreditam que o Brasil pode ter uma nova santa a caminho.