DESTAQUES DO EXPRESSO: Novo concurso da educação previsto para 2022, concurso da Polícia Civil pode ser adiado por conta do turismo e rim de porco é transplantado para ser humano
Os Destaques do Expresso dessa quarta (20) alerta os concurseiros. O Governo do Estado deve realizar no próximo ano um novo concurso para professores da rede estadual de ensino. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (20), pelo governador João Azevêdo (Cidadania). Ainda durante sua campanha ao Governo, Azevêdo afirmou que faria anualmente concursos com 1 mil vagas para professores, no entanto, a partir da pandemia da Covid-19 não foi possível fazer o certame neste ano.
Ainda alertando os concurseiros, as datas das provas do Concurso da Polícia Civil da Paraíba deverão ser adiadas e poderão acontecer no mês de fevereiro de 2022, ao invés de janeiro como estavam previstas no edital. A informação foi confirmada pela presidente da PBTur, Ruth Avelino, que teve contato direto com o governador João Azevêdo. Ela comentou que a reivindicação de mudança de data foi feita pelo trade turístico, tendo em vista a lotação da rede hoteleira em janeiro.
Pela primeira vez, o órgão de um animal, no caso o rim de um porco, foi transplantado em um ser humano, sem desencadear a rejeição imediata do sistema imunológico do receptor. A realização representa um avanço potencialmente importante, que poderia ajudar a aliviar a escassez de órgãos humanos para transplante . O procedimento por uma equipe médica em Nova York, envolveu o uso de um porco cujos genes haviam sido alterados, para que seus tecidos não contivessem mais uma molécula conhecida por desencadear a rejeição quase imediata.
OUÇA: