DIA DA FAVELA: Ações em João Pessoa focam em serviço social e conscientização da população

Nessa quinta (04) a Central Única das Favelas (Cufa) tem uma programação especial para homenagear o Dia Nacional da Favela.

O objetivo da data, segundo os organizadores, é realizar uma importante reflexão sobre os problemas existentes nestes territórios, debatendo questões como o descaso e a negligência que historicamente é registrada nesses lugares e contra os seus moradores.

Segundo Thiago Batista, articulador institucional, a Cufa-PB foi essencial nos primeiros momentos da pandemia: “Foi um momento muito crítico, mas conseguimos articular a distribuição de álcool gel, de máscaras N95 e de pano”. A assistência também possibilitou que muitas famílias pudessem manter o ano letivo dos filhos em dia: “Com o ‘Alô Social’, nossa parceria com a TIM, conseguimos chips para possibilitar a aula online. Aqui na Paraíba estamos distribuindo cerca de 46 toneladas de alimento mensal. Conseguimos seis meses de distribuição, totalizando 222, 5 toneladas”.

Ações

A programação da Cufa-PB inclui debates, palestras e shows por favelas de todo o Brasil. E que, na Paraíba, inclui festival de passinho, atividades culturais, assistências jurídica e de saúde, atividades de beleza, distribuição de cestas básicas, atividades físicas, exposições, entre outros.

Origem

O Dia Nacional da Favela acontece em 4 de novembro porque foi nesse dia que, pela primeira vez na história, em 1900, o termo “favela” apareceu num documento oficial. Foi no Rio de Janeiro, quando o então delegado de polícia Enéas Galvão redigiu um documento se referindo ao Morro da Providência como favela, um lugar que precisaria ser limpo, associando aquele território como um lugar sujo, de gente imoral.

 

 

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo